Educação realiza seminário de alfabetização

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso assumido pelos governos federal, dos estados e dos municípios

18 de agosto de 2015
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou no sábado, 15, na Escola Municipal Cleusa Jordão, na Japuíba, o Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), com o tema “Integração entre componentes curriculares no ciclo de alfabetização“.

- Nosso governo investe na educação, e o seminário do Pnaic vai ao encontro disso. Temos de promover uma educação fundamental de qualidade para as nossas crianças, para que elas possam seguir o cronograma preconizado pelo MEC e sejam alfabetizadas na idade certa. A população angrense pode ter a certeza que estamos nesse caminho e investindo na capacitação do professor, para que ele possa desenvolver o seu trabalho da forma mais eficiente possível. Investir em educação é investir no futuro. Tenho certeza disso. Por isso tenho acompanhado de perto os investimentos que temos feito na área. Seja na entrega das escolas do Balneário e Sapinhatuba 3, nas obras em conclusão, na construção de creches no Parque Mambucaba, Belém e Campo Belo, e na ampliação de escolas, como a Manoel Ramos, na Nova Angra, e a Inácio During, na Vila Historica. Sem falar das reformas e manutenção que estamos iniciando em várias unidades - destacou o vice-prefeito, Leandro Silva.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso assumido pelos governos federal, dos estados e dos municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Nessa idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, fluência de leitura, domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos e o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos.

O encontro fez parte do processo de formação continuada dos professores da rede municipal de Angra. Foram apresentados os trabalhos realizados nos anos iniciais de escolarização, na perspectiva da interdisciplinaridade, e que vêm ao encontro dos princípios centrais do Pnaic. Os trabalhos são norteadores da política educacional do município e oportunizam a reflexão da ação pedagógica no cotiano escolar.