Prefeita leva demandas ao governo do Estado

Município poderá receber a contrapartida para manutenção do Hospital Geral da Japuíba.

18 de junho de 2015
Em busca de soluções para ajudar o município a passar pela atual crise financeira que tem assolado todo o país, a Prefeita de Angra, Conceição Rabha, esteve nesta quarta-feira, 17, no Rio de Janeiro para cumprir uma agenda política e com grandes encaminhamentos para o município. A chefe do Executivo municipal foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, Marco Aurélio Vargas e o vereador Chapinha do Sindicato.

A primeira reunião aconteceu no Palácio Guanabara, com o governador Luiz Fernando Pezão, a quem a prefeita solicitou apoio para a ampliação do Tebig (Terminal da Baía da Ilha Grande) no município e, com isso, garantir que, de uma forma segura, a operação de transbordo possa continuar acontecendo no píer da Transpetro. Outra importante reivindicação feita pela prefeita foi com relação aos 25% de contrapartida do governo do Estado no Hospital Geral da Japuíba, compromisso esse assumido por Pezão em 2013, mas que até o momento não foi consolidado, cabendo à Prefeitura investir mais que o esperado na saúde.

O governador disse que não irá se opôr à ampliação do terminal, o que, de certa forma, assegura a continuidade das operações da Transpetro em Angra, cabendo apenas à empresa encaminhar documentos que comprovem que ela atende a todos os requisitos para realizar esse tipo de operação. Atualmente as operações de transbordo do TEBIG acontecem através de licenças provisórias. Quanto à contrapartida para a manutenção do Hospital Geral da Japuíba, o chefe do Estado garantiu uma definição ainda no segundo semestre.

- Estamos passando por um grave problema financeiro que está se refletindo nacionalmente. Assumimos uma parcela da manutenção do HGJ que não nos cabia e isso também refletiu no orçamento do município. Por isso, pedi ao governador que dê andamento ao compromisso assumido com o município e repasse os 25% de contrapartida. Além disso, pedimos apoio para que as atividades do Tebig sejam mantidas no município, para que não tenhamos uma queda brutal na nossa arrecadação - explica a prefeita.

Prefeita busca licenciamento para reforma de cais

Angra vai receber no segundo semestre, duas novas barcas para reforçar o transporte público de passageiros entre o Centro e a Vila do Abraão, na Ilha Grande. Para isso, após a reunião com o governador, a prefeita esteve com o secretário de Meio Ambiente, André Correia, a quem solicitou o licenciamento para a ampliação dos cais da Lapa e do Abraão, para que tenham capacidade de receber as duas embarcações. O secretário solicitou que o município encaminhe um projeto de ampliação dos ancoradores, para que seja avaliado e possivelmente aprovado.

Angra pode ganhar uma fábrica de sardinha

Considerada como o maior produtor de sardinha do Brasil, tendo produzido em todo o ano de 2014 cerca de 23 mil toneladas da espécie, Angra dos Reis está prestes a receber uma fábrica de sardinha. A prefeita fez uma solicitação no Instituto Estadual do Ambiente (Inea), onde conversou com o vice-presidente do órgão, Rafael de Souza Ferreira, a respeito da mudança do zoneamento do bairro Caputera, para que na área, que pertence à Prefeitura, seja liberada autorização para a construção do empreendimento e, desta forma, garantir mais desenvolvimento para o município.

Outra conquista do município junto ao Instituto Estadual do Ambiente, foi em relação à melhoria do cabo submarino que leva energia aos moradores da Ilha Grande. O Inea afirmou que já estão licenciando um novo cabeamento e caberá à empresa Ampla, entrar com grandes investimentos para atender a população ilhéu.

- O dia foi bem proveitoso e saio dessas reuniões muito otimista. Acho que vamos trazer, realmente, grandes contribuições para o futuro da saúde e para o arrecadamento do município. Com a vinda da fabrica de sardinha para Angra, desenvolveremos ainda mais a nossa cidade, afinal, somos o maior produtor de sardinhas do país - finaliza Conceição Rabha.