Pista do aeroporto da Japuíba será ampliada

Licitação para dar início às obras poderá acontecer ainda no segundo semestre

18 de junho de 2015
A licitação para as obras de ampliação da pista do aeroporto da Japuíba deverá acontecer ainda no segundo semestre de 2015, conforme informou o secretário municipal de Obras, Luiz Antônio Rodrigues Dias, que vem acompanhando de perto todos os desdobramentos para que isso aconteça. Segundo o secretário, nas últimas reuniões com o subsecretário de Transportes do Estado, Delmo Pinho, que aconteceram em maio, afirmou-se que a licitação acontecerá assim que ela for autorizada pelo governo Federal, uma vez que todas as licenças, para a ampliação da pista, já foram emitidas, não existindo nenhum impedimento ambiental para que isso aconteça.

- A notícia é muito boa e estamos muito otimistas em relação à essa possibilidade real de que o governo Federal abra a licitação. Os impedimentos ambientais, que sempre são os mais difíceis de serem superados, foram vencidos e só o que resta agora é o anúncio da licitação - comemora o secretário de Obras.

Luiz Antônio ainda explica que as conversas também estão adiantadas com os concessionários do aeroporto da Japuíba, que estão dispostos a investir na infraestrutura do terminal e na abertura de frentes de trabalho que vão gerar emprego e renda.

- Os concessionários querem atrair para o aeroporto as empresas que operam as plataformas de petróleo no sul do Estado, dando apoio logístico para a recepção de aviões e helicópteros que fazem o transporte de seu pessoal. A ideia é criar no aeroporto uma base de manutenção de helicópteros, algo inexistente em nossa região - explicou.

A ampliação da pista do aeroporto incentivaria ainda a revitalização em seu entorno, como a duplicação de pistas, ampliações de calçadas e uma série de ações de urbanização do bairro. Além disso, as obras aumentariam a possibilidade de vôos charter, o que seria também um ganho para o setor de turismo da cidade.

- A prefeita Conceição Rabha tem estado em contato constante com o ministério da Aviação Civil, no intuito de acelerar o processo de abertura da licitação, entendendo as vantagens que isso acarretará para o município. Esperamos estar anunciando em breve o início dessas obras - concluiu Luiz Antônio.