Angra na Semana Nacional de Museus

Museus para uma sociedade sustentável é o tema da edição da Semana de Museus em 2015.

18 de maio de 2015
Por abrigar um grande acervo sacro secular e apresentar uma importante história cultural, Angra dos Reis foi uma das cidades escolhidas  para participar da 13ª edição da Semana Nacional de Museu, que neste  ano, ocorre entre os dias 18 e 24 de maio. Um total de 1.378 instituições estão participando com 4.570 atividades inscritas.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.

Na mostra, Angra participa com a exposição: “ Ilha Grande: Fé e Devoção no Santuário Ecolólico“, que conta com imagens sacras que fazem parte da história da Ilha Grande. Na programação, ainda é possível fazer visitas guiada no espaço e conhecer mais sobre o único Museu de Angra dos Reis. O Museu de Arte Sacra funciona de terça domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

PALESTRA PARA CELEBRAR A DATA

Para celebrar a Semana de Museus, a Fundação Cultural (Cultuar) apresenta nesta terça-feira, 19, às 16h, no Museu de Arte Sacra as palestras “Festa dos Divino - Passado e Presente“ e “Primeiro Museu de Arte no Brasil“. A palestra será ministrada pela crítica de arte eslovena Zuzana Paternostro. A entrada é gratuita.

Sobre a artista Zuzana Paternostro

Formada em Teoria e Crítica da Arte na Faculdade de Jan Amos Komensky (Eslováquia), Zuzana é PhD em História da Arte. Assinou curadoria na Galeria Nacional da Eslováquia e no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.
Também foi Curadora de exposições do MNBA e no SESC-Nacional no Brasil (São Luís; Porto Velho; Curitiba; Macapá, e outros) No exterior (Dreden, Munique,Turim e outros)
Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA),da ICOM, CODART, e da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte)