Alunos do 9º ano participam de orientação profissional

Projeto Sementes do Amanhã incentiva o ingresso no mercado de trabalho apresentando demandas profissionais.

18 de maio de 2015
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou nesta quinta-feira, 15, mais uma etapa do projeto “Orientação Profissional - Sementes para o amanhã“. O projeto, que teve início no ano passado, é direcionado a estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens Adultos (EJA). Mais de 500 alunos já participaram da orientação.

O objetivo é apresentar as demandas de formações profissionais disponíveis no município e as opções no mercado de trabalho, fornecendo subsídios para uma escolha profissional acertada. Para isso, foi montado um cronograma de atividades com palestras, oficinas, dinâmicas e visitas guiadas com profissionais de diversas áreas do município.

Cerca de 30 alunos da Escola Municipal Cacique Cunhãbebe, no Bracuí, passaram toda a manhã no Colégio Naval, onde, acompanhados dos Tenentes Jefferson e Grazielle, visitaram todas as instalações da corporação. Também assistiram a uma apresentação de um vídeo com instruções de como ingressar na marinha e as rotinas dos alunos que já estão inseridos. O Tenente Jefferson explicou que o Colégio Naval funciona como um internato, onde os alunos passam a semana praticando diversas atividades e saem apenas aos finais de semana.

- Pela manhã, eles têm aulas comuns do ensino médio e na parte da tarde, participam de atividades relacionadas à área militar, onde conhecem tudo sobre a marinha, incluindo navegação, e participam de diversas atividades físicas - explicou o Tenente.

Para a inspetora da Escola Cacique Cunhãbebe, Juliana Vargas, a visita ao Colégio Naval contribuiu para abrir os horizontes dos alunos, já que na ocasião, foi apresentado um estilo de vida diferente e uma nova opção profissional. A aluna da unidade, Adriele Alves, sentiu-se gratificada com a oportunidade de adquirir novos conhecimentos.

- Estou muito feliz e grata por ter tido a oportunidade de participar dessa orientação. Por sermos muito jovens ainda temos dúvidas sobre qual carreira seguir. Gostaria que todos os alunos que tiverem a oportunidade de participar dessa orientação aproveitem cada momento das explicações que nos são passadas - reconhece Adriele.

O projeto está sendo realizado em parceria com as seguintes instituições: Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Defesa Civil, Colégio Naval e Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).