Obra de saneamento irá beneficiar Monsuaba

Mais de mil metros de rede de esgoto já foram colocados

18 de maio de 2012

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) está realizando uma complexa obra que interliga as redes de esgoto de Monsuaba a uma estação de tratamento de esgoto, (ETE).


O projeto de construção da rede de esgotamento sanitário contará com 2.600 metros de redes coletoras que serão interligadas à rede-tronco existente, que estão distribuídas em 13 setores pelo bairro, essa obra irá atender a 4.240 habitantes.


Já foram executados 1.269 metros de extensão, com cerca de 70 domicílios beneficiados com o esgoto tratado até o momento. Foram colocadas, até agora, 54 caixas de inspeção de concreto pré-moldado e tampão de ferro fundido. Com a interligação, o bairro deixará de despejar o esgoto sem tratamento no canal de Monsuaba, que deságua no mar.


- A obra é demorada e complicada, pois, sendo subterrânea, às vezes, temos imprevistos por conta de instalações indevidas ou rochas que precisam ser detonadas (quebradas) – disse a engenheira civil e fiscal da obra, Maria do Socorro Magalhães de Brito.


A fase da obra que demanda mais tempo, pela necessidade de detonamento de rochas a fogo, já foi concluída. A finalização da Interligação de Redes de Esgoto à estação de tratamento de esgoto de Monsuaba tem um prazo de mais três meses e está em ritmo acelerado para terminar no mês de agosto, podendo ser alterado de acordo com os imprevistos naturais e físicos da obra.