Município em análise técnica sobre o Tebig

Grupo de trabalho criado pelo prefeito vai reunir relevantes informações quanto à ampliação do terminal

18 de maio de 2012
A pedido do prefeito Tuca Jordão, foi criado, pelo decreto nº 8.334, de 9 de maio de 2012, um grupo técnico que vai analisar a viabilidade ecológico-econômica da ampliação e modernização do Terminal Aquaviário da Baía da Ilha Grande (Tebig).
O grupo, formado através de uma junção das secretarias de Meio Ambiente, Pesca e Desenvolvimento Econômico, da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) e da Procuradoria-Geral do Município, vai trabalhar na elaboração de um parecer transparente sobre o tema, que será entregue ao governo do estado.
"Hoje, em função da postura da Secretaria Estadual do Ambiente quanto à não-liberação da modernização e ampliação do terminal, o objetivo é mostrar ao governador que ele está sendo induzido ao erro, através de um estudo técnico de viabilidade relacionado ao Tebig", informou o secretário de Meio Ambiente Mário Reis, responsável pela pasta que coordena o grupo.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, a equipe que foi montada vai fazer o levantamento de dados ecológicos, econômicos e sociais a respeito do terminal, além de trabalhar no sentido de apontar, no caso de existência, de possíveis danos que o Tebig trouxe e que ele pode vir a trazer ao município. "Até os ambientalistas estão se posicionando favoravelmente à ampliação do Tebig. Por que não liberar?", questiona Mário Reis.
A primeira reunião do grupo está marcada para o dia 21 de maio, segunda-feira, às 14h, na sede da Secretaria de Meio Ambiente. "O objetivo é que, até o final da próxima semana, o grupo já tenha o parecer pronto, para encaminhá-lo ao prefeito, que vai transmitir as informações do documento à sociedade e ao governo do estado", explica o secretário de Meio Ambiente, que completa: "Hoje, o maior dano ambiental que a Baía da Ilha da Grande pode sofrer está ligado à não liberação do terminal, pois isso pode trazer reflexos muito negativos quanto à arrecadação do município."
A Prefeitura de Angra disponibilizou duas tendas, instaladas na Praça Codrato de Vilhena e na Praça da Matriz, no Centro, para colher assinaturas para um abaixo-assinado em favor da modernização e ampliação do Tebig. Nos locais estão sendo distribuídos folhetos explicativos sobre o assunto. As tendas vão ficar em funcionamento das 9h às 16h30, de 21 a 25 de maio. A mobilização da população é de extrema importância para a causa.