Coral da Cidade na Festa da Cultura Negra
Coral realizou bela apresentação na Casa Larangeira
18 de maio de 2012

Em comemoração à Festa da Cultura Negra, de Angra dos Reis, o Coral da Cidade fez uma belísssima e emocionante apresentação na noite de sábado, 12 de maio, na Casa Larangeira, para um bom público, e rodeado pela bela exposição que o Grupo de Consciência Negra,Ylá Dudu, de Angra, e a Cultuar montaram no local.
O concerto, das 18h às 20h, emocionou os presentes, dentre eles o diretor cultural da Cultuar, Narciso Gonçalo. Na ocasião, o regente do coral, Moacir Saraiva, relembrou que, na 1ª Festa da Cultura Negra realizada pela Cultuar, há um ano, no mesmo local, os integrantes do coral,receberam uma ótima notícia da fundação : a valorização do grupo, com um aumento de 100% na ajuda de custo para cada um dos integrantes.
Todos os integrantes, cerca de 30, vestidos com batas coloridas e turbantes, no estilo africano, cantaram diversas músicas do cancioneiro mineiro, principalmente de Milton Nascimento, como “Minas” e “Promessas do sol”; “Verde mar navegar”, de Capiba; e “Pata Pata”, da cantora sul-africana Miriam Makeba.
O grande destaque da noite, aplaudidíssimo foi a “Missa Luba”, um trabalho musical coletivo feito há 50 anos em um colégio de padre, no antigo Congo Belga, e que hoje é uma das principais peças do cancioneiro coral africano. A missa é cantada em cinco partes: “Kirie”, “Glória”, “Credo”, “Sanctrus” e “Agnus Dei”.