Defesa Civil realiza workshop para técnicos

Palestrantes falaram sobre utilização do Sistema para Monitoramento e Mitigação de Desastres Naturais

17 de dezembro de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito, investindo em informatização para o controle de riscos de acidentes ambientais, realizou na segunda-feira, dia 15, um workshop para tratar do Sistema para Monitoramento e Mitigação de Desastres Naturais. O sistema está sendo implantado no município por uma empresa privada, a Geovoxel. Por meio da parceria, a Defesa Civil de Angra dos Reis está avaliando uma solução para reduzir danos à sociedade provocados por catástrofes.

- Gostamos muito do evento, e algumas defesas civis, como Pinheiral, mostraram o interesse em ter um sistema como de Angra e identificaram a importância desse programa. Elas têm a preocupação de ter um sistema que integre as informações em um único lugar, como é o sistema GVX - frisou o presidente da empresa, Louis-Martin Losier.

O responsável pela Geovoxel explica que o sistema é uma plataforma web “na nuvem“, que integra dados capturados por instrumentos e sensores geotécnicos em um ambiente georreferenciado, permitindo a análise rápida e descentralizada dos movimentos do solo, emitindo alertas e apresentando os resultados através de mapas e gráficos dinâmicos. O secretário Marco Oliveira lembra como começou a parceria, que se fortaleceu ao longo dos meses.

- Hoje pudemos mostrar aqui como está avançando a implantação deste sistema na Defesa Civil de Angra, que tem como principal objetivo salvar vidas. Unindo os dados em uma só ferramenta, nossa tomada de decisão será mais rápida e precisa. No momento de crise, em que estamos salvando vidas, o tempo é precioso - frisou Marco Oliveira.

AS PALESTRAS

Louis Martin Losier é doutor em geotécnica ambiental pela Coppe/UFRJ e presidente e P&D da Geovoxel. Ele falou sobre o sistema de informação geográfica e webGIS e edição de camada contextual OpenStreetMap (Ferramenta ID). Laura de Oliveira Fernandes Moraes, mestranda em Engenharia de Sistemas e Computação (Coppe/UFRJ) e diretora de P&D da empresa Twist, explicou como funciona o sistema de introdução ao Big Data e integração de dados no contexto de prevenção de desastres naturais.

Fábio Hochleitner, doutorando em Engenharia Civil (Coppe/UFRJ) e CEO da Aquamet, falou sobre introdução à meteorologia e eventos meteorológicos extremos e alerta meteorológico operacional. Jether Rodrigues do Nascimento, MBA em Tecnologia da Informação (Unisal) e CEO da i3focus, falou sobre noções básicas de geoprocessamento (exemplo com QGIS e Postgis) e servidor de mapa (Geoserver).

Wilson Soares Junior, engenheiro civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), sócio e gerente da G5 Engenharia e G5 Instrumentos Geotécnicos, finalizou a programação com uma palestra sobre instrumentação geotécnica e estudo de casos. Ao final do dia, aconteceu uma mesa-redonda e, em seguida, uma visita pelo centro de operações da Defesa Civil.