Angra realiza seminário sobre ensino de matemática

Pacto de alfabetização reúne docentes comprometidos com a educação no município

17 de dezembro de 2014
Cerca de 200 docentes dos anos iniciais do ensino fundamental participaram nesta terça-feira, 16, do Seminário de Socialização de Práticas Docentes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) - Matemática, realizado pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

O Pnaic é um compromisso assumido pelo governo federal com os municípios do estado do Rio para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Angra abraçou o programa em março de 2013. Os seminários reúnem sempre um grande número de docentes de anos iniciais comprometidos com a educação municipal.

Com a intenção de dar um novo significado às práticas, os objetivos para esta formação foram pensados de acordo com os relatos de experiências dos professores. As ações do programa são direcionadas para que as ações dos docentes possam atingir de forma efetiva a alfabetização matemática junto às crianças. O Pnaic acredita que isso é mais do que ensiná-las como fazer as contas ou memorizar nomes de figuras.

- O Pnaic matemático veio para trabalharmos com as práticas matemáticas de uma forma mais lúdica e prazerosa, entendendo-a não apenas como uma seleção de conteúdos, mas como um processo de aquisição do saber, através de jogos, do cotidiano e até mesmo da própria realidade da criança. Podemos utilizar o nosso corpo para isso, que há muito tempo ficou preso e a gente não podia nem contar nos dedos. E hoje, falamos em alfabetização matemática nesse sentido. O que o Pnaic vem discutindo é essa matemática prazerosa que é utilizada de forma interdisciplinar - explica a coordenadora do Pnaid em Angra, Débora Júdice.

A professora Maria Aparecida Pinheiro, da Escola Municipal Manoelina Rodrigues Barbosa, no Parque Mambucaba, falou sobre a importância dos seminários do pacto nacional no cotidiano escolar e na construção do ensino lúdico.

- O Pnaic para mim, na verdade, veio ao encontro do meu campo de pesquisa, sobre a educação matemática em um campo de conhecimento gradativo, e a ludicidade está ligada a isso. Sabemos que só podemos transmitir o saber daquilo que temos propriedade. O seminário foi de muita importância e ainda tem muita coisa para conhecer. Com as ações do Pnaic, ficou mais fácil trabalhar de forma lúdica com os meus alunos e também analisar o conhecimento deles - elogia a professora.