Defesa Civil recebe carros e botes

Equipamentos incluem ainda material de informática e são contrapartida da Eletronuclear

17 de novembro de 2015
Reaparelhamento da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito. Esse é o objetivo do convênio número CR.P-CV-009/14, firmado entre a instituição e a Eletronuclear, de quase R$ 2 milhões. A entrega dos equipamentos previstos no convênio, como carro, botes e material de informática, aconteceu na noite de quinta-feira, dia 12, no pátio da instituição. A prefeita de Angra, Conceição Rabha, participou do evento.

A verba vem da contrapartida pela liberação da construção da terceira usina do Complexo Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Um dos itens de contrapartida socioambiental que a Eletronuclear precisa cumprir são os repasses à Defesa Civil municipal, integrante do plano de emergência da empresa. De 2014 para cá, duas parcelas de um total de quatro já foram liberadas e uma terceira está em vias de sair.

– Embora estejamos com dificuldade econômica, a parceria com a Defesa Civil é fundamental. Uma instituição que serve tão bem ao município e que faz parte do exercício do plano de emergência merece estar muito bem equipada – frisou Adriano Reis de Carvalho, assessor da Direção de Administração e Finanças da Eletronuclear.

Comemorando a aquisição dos equipamentos, o secretário da pasta falou da importância da instituição.

– Este é um momento de celebração! Até porque a Defesa Civil de Angra é uma instituição de referência nacional, em estrutura e organização, e precisamos manter essa qualidade no atendimento. Por isso, temos que estar bem equipados, e esse convênio só vem a somar – observou Marco Oliveira.

Nos itens indicados estão dois botes de seis metros, com capacidade para seis pessoas, motor de 90 HP, com custo de R$ 196 mil. Também fizeram parte da contrapartida dois motores e dois botes pequenos, além dos equipamentos de informática. Uma das parcelas também possibilitou a compra de JUNOs, equipamentos de GPS que serão utilizados pelas equipes para georreferenciar os locais das vistorias e alimentar dados sobre o trabalho em campo.

– Estamos passando por um momento de crise financeira, por isso, é fundamental a parceria com a Eletronuclear e demais empresas da região. Esta instituição aqui, estes guerreiros que aqui estão, salvam vidas, e estes equipamentos vão auxiliar nesse trabalho – sublinhou a prefeita Conceição, exaltando a parceria.

O vice-prefeito Leandro Silva lembrou das demais parcerias da Prefeitura de Angra, como a Faculdade de Medicina, Correios e UFF.

– Meu sentimento neste momento é de alegria, depois de um dia produtivo como o de hoje, que culminou com a entrega destes veículos e equipamentos à Defesa Civil. Essa instituição dá uma lição na gente, de como preservar seus bens. Só golaço! – finalizou o vice-prefeito.