Capoeira atrai crianças e jovens do Camorim Pequeno

O curso dá vida ao Centro de Formação e Cultura Albina Coelho, antiga Casa Amarela, espaço dirigido pela Secretaria de Atividades Econômicas.

17 de junho de 2015
A Secretaria de Atividades Econômicas da Prefeitura de Angra está cumprindo o objetivo que a motivou a recuperar a Casa Amarela do Camorim Pequeno e transformá-la no Centro de Formação e Cultura Albina Coelho da Silva. Exemplo é o sucesso que está fazendo o curso de capoeira, ministrado no local gratuitamente, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, pelo professor Mauro Alexandre, o Mestre Formiga. O curso está atraindo dezenas de crianças e jovens do bairro e comunidades próximas. A turma já possui mais de trinta alunos praticando o esporte, que também é cultura.

O secretário de Atividades Econômicas, José Rafael Ribeiro, está confiante nos resultados do projeto. Entusiasta da ideia de descentralização dos serviços para oferecer novas oportunidades de formação e lazer nas comunidades periféricas, ele explica que a secretaria está empenhada em atender a recomendação da prefeita Conceição Rabha, que é ampliar a oferta de cursos esportivos, culturais e profissionalizantes para toda a população.

O curso de capoeira é o primeiro a ser desenvolvido no espaço cultural. Os interessados podem fazer a inscrição no horário do curso com o professor Formiga. O gerente do espaço, Edmilson da Fonseca Gabriel, informa que brevemente mais dois cursos irão movimentar o espaço, o de teatro juvenil e o de papietagem (artesanato em papel recortado e cola).

Para levar o projeto adiante, a secretaria conta com parceiros importantes como a Fundação Cultural de Angra (Cultuar), Subprefeitura de Jacuecanga e das secretarias de Assistência Social e Esporte e Lazer.

O Centro Cultural Albina Coelho funciona no Camorim Pequeno, logo na entrada do bairro. O espaço público abandonado no passado foi recentemente recuperado e revitalizado pela Prefeitura de Angra dos Reis.