Meio Ambiente é tema de encontro para 160 alunos
O 1° Encontro Juvenil de Educação Ambiental contou com palestras, oficinas e debates sobre o assunto

O 1° Encontro Juvenil de Educação Ambiental da Rede de Ensino (1°Ejea), com alunos do 7º e 8º anos, aconteceu ontem, 16, no Resort Serenar, das 7h30 às 17h30. O evento, realizado pela prefeitura através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, teve o patrocínio da Petrobras, pelo Programa Desenvolvimento & Cidadania. O Senac, Instituto Biodiversidade/Projeto Coral-sol, Cooperativa Disque Óleo Vegetal Usado e o Serenar também participaram do 1º Ejea. A mesa de abertura foi composta pela secretária de Educação Rita Salomão, o representante da Petrobras, Cláudio Violante, e a representante do Senac-RJ, Carolina Souza.
A secretária de Educação abriu o evento dizendo que o objetivo era fazer dos jovens, multiplicadores socioambientais. “É para vocês, por vocês e com vocês que nós queremos um mundo melhor”, disse. Ela completou dizendo que o dia era para refletir, interagindo e integrando os jovens nas questões ambientais através das diversas atividades.
O dia teve uma programação repleta de atividades, 160 alunos lotaram o salão do resort. Duas palestras, uma sobre a biodiversidade de Angra dos Reis e a importância da preservação de seus biomas, e a outra, sobre Mercado Verde na Baía da Ilha Grande: suas potencialidades, iniciaram os trabalhos, explicando sobre a fauna e a flora da região e suas curiosidades, dando aos alunos suporte para entender tudo que ocorre ao seu redor.
Os alunos expuseram seus trabalhos sobre o meio ambiente e participaram de estandes sobre reciclagem de lixo, óleo usado de cozinha, sobre racionalização do uso de derivados de petróleo e gás, entre outros.
As oficinas abordaram vários temas de forma divertida, através de arte, música, brincadeiras e debates, com assuntos sobre reciclagem, manguezais, ameaças ao ambiente marinho e muitos outros. Foi criada uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, integrando os alunos como principal agente socioambiental.
Ao final do evento a apresentação da peça teatral “Caeirinho e a Carta da Terra”, sintetizou a preocupação e a necessidade da preservação ambiental, e emocionou a todos.