Parque Tecnológico do Mar sedia reunião para sanar dúvidas sobre edital da FAPERJ
Proponentes contaram com o apoio personalizado de profissionais da Fundação CERTI no bate-papo; edital oferece até R$ 80 mil em verba para projetos aprovados

Em parceria com o Parque Tecnológico do Mar, profissionais da Fundação CERTI estiveram em Angra dos Reis para fornecer dicas e esclarecer dúvidas sobre o Edital FAPERJ – HUB RJ STARTUP, que oferece até R$ 80 mil em recursos para os projetos aprovados e cujas inscrições podem ser feitas até o dia 29 de abril no site https://www.faperj.br . O bate-papo gratuito foi organizado na tarde de terça-feira, 15 de abril, e reuniu diversos interessados em participar do edital, incluindo representantes de startups incubadas no Parque Tecnológico do Mar.
Os profissionais da CERTI, que atuam na pesquisa, desenvolvimento e na prestação de serviços tecnológicos, esclareceram dúvidas sobre o edital e cederam orientações práticas para a montagem final das candidaturas, contribuindo para que os participantes inscrevam seus projetos de forma segura, aumentando as chances de aprovação na ação.
– É um edital de uma instituição tradicional do Rio de Janeiro, cuja aprovação gera tanto prestígio profissional quanto institucional. Além de oferecer recursos financeiros, ele também abre portas para novas oportunidades de networking, de negócios e até de captação de novos editais. Ser aprovado num edital desse tipo fornece prestígio não apenas ao proponente, mas a todo o ecossistema de Angra dos Reis – explica a Analista de Empreendedorismo e Inovação da Fundação CERTI, Paula Feliciano, que participou do bate-papo com os proponentes realizado no Parque Tecnológico do Mar.
No encontro, os participantes puderam elencar todos os questionamentos a respeito das propostas de inscrição, além de trocar experiências com proponentes de diferentes áreas. Visando o apoio à cultura de inovação tecnológica, criatividade e empreendedorismo no estado do Rio de Janeiro, o edital integra o Programa “HUB RJ STARTUP 2025: Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro.
– São nessas reuniões que a gente consegue visualizar nossos erros, para poder corrigir e possivelmente sermos aprovado mais à frente. É um evento muito importante. É a primeira vez que participo e achei a experiência maravilhosa. Um edital como esse pode alavancar minha carreira e a vida de muitas pessoas e empresas – informa a nutricionista Bruna Corrêa Barbosa, de 42 anos, uma das participantes que tirou dúvidas sobre o projeto que irá inscrever.
Webinar vai esclarecer dúvidas finais dos proponentes
No dia 24 de abril, às 16h, o Parque Tecnológico do Mar, em mais uma parceria com a Fundação CERTI, organiza o último webinar para tirar dúvidas sobre a inscrição no edital (mais informações podem ser obtidas nas redes sociais do Parque Tecnológico do Mar de Angra dos Reis).
– A participação nesse tipo de evento é essencial para que os proponentes compreendam melhor as exigências do edital e tenham mais segurança na elaboração de seus projetos. Momentos como esse fortalecem o ecossistema local de inovação e ampliam as chances de captação de recursos. O compromisso do Parque Tecnológico do Mar é seguir apoiando quem investe em pesquisa e desenvolvimento no município – conclui o secretário de Planejamento e Gestão André Pimenta.