Angra participa do Seminário Nacional pela Alfabetização 2025
Evento reúne lideranças de todo o país para alinhar estratégias e fortalecer políticas públicas voltadas à alfabetização infantil

A Prefeitura de Angra dos Reis está participando do Seminário Nacional pela Alfabetização 2025, que acontece nos dias 6 e 7 de agosto, em Fortaleza. O evento discute estratégias para assegurar o direito à alfabetização de todas as crianças brasileiras. O secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato, participa do encontro acompanhado de Teca Pontual, diretora executiva do Instituto João e Maria Backheuser, responsável pelo convite ao secretário.
A programação inclui painéis com especialistas, oficinas temáticas e momentos de intercâmbio entre lideranças educacionais de todo o país, promovendo o diálogo e o compartilhamento de boas práticas. Também estão previstas atividades voltadas à pactuação de metas e ao alinhamento estratégico entre os entes federados, com foco na construção de políticas públicas sustentáveis, eficazes e colaborativas para a alfabetização.
— Garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa é um compromisso que deve unir o país. Participar desse seminário é fundamental para que possamos alinhar nossas ações locais com as diretrizes nacionais e trazer para Angra dos Reis experiências que contribuam para o avanço da nossa política de alfabetização — comentou Paulo Fortunato.
O evento é organizado pela Associação Bem Comum — que lidera a Fundação Lemann e o Instituto Natura — e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).