Angra participa do maior evento de tecnologia de segurança da América Latina

O Blockchain.RIO 2025 reúne grandes nomes do setor e estimula o desenvolvimento de projetos que utilizam a tecnologia para tornar administrações mais eficientes e transparentes

06 de agosto de 2025

Nos dias 6 e 7 de agosto, representantes da Prefeitura de Angra dos Reis participam do Blockchain.RIO 2025, maior conferência de blockchain – tecnologia descentralizada que permite o armazenamento e o compartilhamento de dados de forma segura – e finanças digitais da América Latina, realizado no ExpoRio, no Rio de Janeiro. O evento reúne grandes nomes do setor, promove networking e estimula o desenvolvimento de projetos que tornem os governos mais eficientes e transparentes.

A programação destaca as vantagens do uso do blockchain na administração, inclusive no setor público. A tecnologia permite o registro imutável e auditável de informações, contribuindo para a transparência e a rastreabilidade de processos como licitações, pagamentos e contratos. A automação por meio de contratos inteligentes também reduz a burocracia, aumenta a segurança dos dados e fortalece a confiança da população nas instituições.

— A participação de Angra dos Reis nesse evento reforça o compromisso do município com a modernização da gestão pública, com o uso de soluções inovadoras. Entre as aplicações práticas da tecnologia blockchain no setor público estão o gerenciamento de cadastros, a certificação digital de documentos, a gestão de contratos e benefícios sociais, além do uso de identidade digital para acesso a serviços públicos. Angra acompanha as grandes metrópoles do país e já está implementando muitas dessas práticas – destacou o prefeito Cláudio Ferreti.

Participam do evento representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Superintendência de Transformação Digital e da Superintendência de Fomento ao Ecossistema de Tecnologia e Inovação, e das secretarias de Articulação Governamental e de Educação, Juventude e Inovação.

— O potencial transformador do blockchain é reconhecido por especialistas como um caminho promissor para uma gestão mais inovadora, eficiente e conectada com as demandas da sociedade. A participação de Angra no Blockchain.RIO é um passo importante nesse processo – comentou o secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta.