Folia de Reis de Angra participa de encontros

Cultuar apóia apresentação em Aparecida do Norte e Conselheiro Lafaiete

17 de janeiro de 2014
O grupo de Folia de Reis Luz Divina, liderada pelo mestre Marcão, estará representando o município de Angra dos Reis no 11º Encontro Nacional de Folias, que acontecerá nos dias 18 e 19 de janeiro, em Aparecida do Norte, no estado de São Paulo, e no IV Festival de Folias, que acontecerá no dia 26 de janeiro, em Conselheiro Lafaiete, no estado de Minas Gerais. A participação do grupo foi viabilizada através da Fundação Cultural (Cultuar).

A folia de reis é uma das mais antigas tradições da cultura popular em Angra e tem participação ativa nas festas do aniversário da cidade, Festa do Divino, programação natalina e festas religiosas.

Para manter a tradição, a Cultuar vem incentivando os grupos de folia e, com a participação das novas gerações das famílias, a arte da folia de reis continua viva em nossa cidade. A atualmente cinco grupos se apresentam nas festas populares.

FOLIA DE REIS

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo. Essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos, 6 de janeiro.

No Brasil, a visitação das casas é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.

Além dos músicos instrumentistas e cantores, os grupos muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Mestre da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.