Saúde participa de audiência pública no Frade

Reunião foi realizada pela Câmara Municipal

16 de dezembro de 2015
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, participou na noite de segunda-feira, 14, de uma audiência pública para tratar sobre o atendimento no Hospital de Praia Brava, a construção de um hospital no Frade com recursos provenientes da Eletronuclear e melhorias para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Frade. A audiência pública foi realizada no Clube do Frade e organizada pela Câmara Municipal de Angra.

O superintendente de Gestão Estratégica e Participativa, Clenilson Belo, representou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, e falou sobre os procedimentos que serão adotados caso, em março de 2016, a direção da Eletronuclear, opte pela implantação do sistema referenciado no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.

– Nossa rede de saúde está pronta para absorver as demandas que poderão surgir, quando da implantação do sistema referenciado, por parte da administradora do hospital. A Secretaria de Saúde vem buscando caminhos para promover melhorias em toda a rede e, especialmente, nos serviços de urgência e emergência. O processo de chamamento de entidade especializada em gestão hospitalar é mais um passo para isso, para que possamos ampliar o atendimento ao cidadão angrense – disse Belo.

Com relação ao SPA, a coordenadora da unidade, Janaína Dantas, que assumiu a direção recentemente, apresentou as melhorias efetuadas, em parceria com a regional do Frade, após demandas apresentadas pela Comissão de Saúde da Câmara, presidida pelo vereador Carlinhos Santo Antônio.

– Para maior controle do acesso dos usuários, foram instaladas divisórias para controlar o acesso à unidade, uma vez que os corredores precisavam ser liberados para melhorar a qualidade do serviço prestado. Nesses corredores se encontram os consultórios médicos, sala de hipodermia, almoxarifado e expurgo. Alguns desses lugares são inapropriados para o movimento livre de pessoas. Além das divisórias instaladas nos corredores, a sala de espera, que estava inoperante, passou por reforma e foi reativada, evitando assim a necessidade de pacientes e familiares circularem nos corredores da unidade enquanto aguardam atendimento. Uma divisória também foi instalada para separar e diferenciar os serviços do pronto atendimento de urgência e das Estratégias de Saúde da Família. A limpeza das pastilhas da fachada do prédio, assim como a pintura da unidade e a troca das longarinas, também estão sendo efetuadas – detalhou Janaína.

A reunião foi acompanhada por membros do Conselho Gestor de Saúde do Frade, representantes da Eletronuclear e Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam), vereadores de Angra e comunidade em geral. O vereador Carlinhos Santo Antônio enfatizou a sensibilidade do poder público, no que tange à saúde do cidadão angrense, e falou sobre o Conselho Gestor do Frade.

– Tivemos no ano passado uma eleição histórica no Conselho Gestor de Saúde do Frade, o que demonstra a preocupação da comunidade em promover melhorias em sua comunidade. Aproveito a oportunidade para reafirmar o compromisso de buscar, junto ao poder Executivo, melhorias efetivas não só para o Frade, mas também toda Angra dos Reis. Tenho encontrado esta sensibilidade no secretário Rodrigo, que sempre busca formas de dar a devida resolutividade às questões que apresentamos a ele – disse Santo Antônio.