Angra na III Semana Nacional de Ouvidoria

Evento teve como objetivo promover espaço de diálogo, troca de experiências e aprimoramento do setor

16 de dezembro de 2014
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, participou na última semana da III Semana Nacional de Ouvidorias do SUS, realizada em Brasília. O evento teve como objetivo servir como espaço de diálogo e troca de experiências, visando contribuir com o fortalecimento das atividades das ouvidorias do SUS.

- Mais uma vez o município de Angra dos Reis apresenta um trabalho em nível nacional. Nossa missão é promover um contato maior entre a população e a Secretaria de Saúde. A Ouvidoria é uma das principais portas de entrada para o cidadão. Daremos continuidade ao processo de fortalecimento deste setor, pois ouvir o usuário é uma das prerrogativas do governo municipal - destaca Clenilson Belo, superintende de Gestão Estratégica e Participativa, que representou a Secretaria de Saúde no evento.

O município de Angra dos Reis apresentou o trabalho “Ouvidoria do SUS como instrumento de garantia da participação social“. A explanação ficou por conta da agente de Ouvidoria Maria Cláudia Nicolau Capaz, graduada em Gestão de Recursos Humanos e pós-graduada em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense.

- Entendendo o valor da participação do cidadão como ator principal, o estudo que apresentamos buscou demonstrar a importância da resposta da gestão no processo de construção de uma assistência à saúde voltada para as necessidades da população. O trabalho é um estudo comparativo das manifestações que foram quantificadas e tabuladas entre dois períodos: um quadrimestre de 2013 e um quadrimestre de 2014. Nosso objetivo principal foi quantificar o número de respostas encaminhadas aos cidadãos no tempo previsto de conclusão das manifestações. O estudo apontou que houve uma ampliação das perspectivas organizacionais, permitindo um maior acesso às ações da Ouvidoria - explica Maria Cláudia.

De janeiro de 2013 até a presente data, a Ouvidoria do SUS atendeu 1.904 cidadãos, sendo o telefone o meio de contato mais utilizado (681 solicitações), seguido da demanda presencial do usuário (554 solicitações).

SOBRE A OUVIDORIA

A Ouvidoria do SUS constitui-se em um espaço estratégico e democrático de comunicação entre o cidadão e a gestão da Secretaria de Saúde. Ligada diretamente à Gestão Estratégica e Participativa, a Ouvidoria possibilita oferecer denúncias, reclamações, elogios, críticas, sugestões e solicitar informações. O setor, coordenado pela Secretaria de Saúde de Angra, passou a atuar também fora do espaço físico ocupado por ele e, com isso, criou-se mais formas de contato direto com o contribuinte. O cidadão pode acessar a Ouvidoria por meio do www.angra.rj.gov.br, pelo e-mail fusar.ouvidoriasus@angra.rj.gov.br, pelos telefones 3364-4844 ou 3365-2803 e também pelo serviço presencial, na rua Almirante Machado Portela, 85, Balneário.