Projetos culturais de Angra são destaque

Três coletivos de artistas da cidade são contemplados com verba do governo do estado

16 de novembro de 2015
Três coletivos culturais de Angra ganharam um presente especial de final de ano. Os agentes culturais Richard Marx, Vitor Rocha e Ramon de Souza receberam do Governo do Estado do Rio de Janeiro, na última semana, o resultado do Edital de Microprojetos Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura: cada um dos três grupos foi contemplado com R$ 12mil, o que soma um aporte de R$ 36 mil injetados na cultura e na economia da cidade para o ano de 2016.

– O resultado desse edital mostra que estamos no caminho certo. O Escritório de Projetos segue dando suporte e orientação aos artistas e agentes culturais que nos procuram. A parceria com a Secretaria de Estado de Cultura foi muito importante para abrir as portas e proporcionar a oficina aqui em Angra. Acreditamos que esse seja o primeiro de muitos outros resultados positivos na captação de aportes que ajudem na circulação da arte na nossa cidade – declarou o assessor do Escritório de Projetos, João Pedro Sevalho.

O edital, que foi destinado a jovens com idade entre 15 e 29 anos, recebeu 375 projetos, de nove das dez regiões do estado. Desse total, 102 projetos foram contemplados. A divulgação do edital em Angra contou com uma parceria entre a Superintendência de Cultura e Território e a Direção Cultural, por meio do Escritório de Projetos. O município recebeu uma oficina que orientou artistas, gestores e agentes culturais, esclarecendo dúvidas. Ao todo, cinco agentes culturais enviaram propostas, e três foram contemplados.

Os projetos contemplados terão a premissa da circulação. O grupo Arteiros, que tem como proponente o ator Ramon Souza, apresentou a proposta de circulação Minha Raiz é Negra, do espetáculo A Cabaça da Existência, em escolas da Japuíba, além de promover rodas de conversa e oficinas de iniciação musical e turbante. O grupo existe há um ano e esse é o primeiro espetáculo da companhia.

Já o Grupo Chão de Estrelas, residente do Frade e que tem o ator Richard Marx como proponente, promoverá a circulação do espetáculo Fios de Ouro, além de rodas de conversa, oficinas e jogos teatrais.

Ainda na região do Frade, outro projeto contemplado foi o CineArgumento, atividade da Organização dos Caiçaras e Amigos, que tem à frente o agente cultural Vitor Rocha, o Caiçara, como é conhecido. O projeto irá, além de promover sessões de cinema e debate, organizar oficinas de teatro e audiovisual.

O Edital de Microprojetos Favela Criativa integra o Programa Favela Criativa, que é resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada e conta com recursos da própria Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Caminho Melhor Jovem, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Light, Programa de Eficiência Energética da Aneel e Ministério da Cultura. O projeto, em andamento desde junho de 2014, é formado por um conjunto de iniciativas que oferecem formação artística e especialização em gestão cultural a jovens agentes culturais. Além disso, estabelece também canais de diálogo entre esses jovens, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais.