Feriadão da Independência movimenta o turismo em Angra

Nem o tempo chuvoso diminuiu o fluxo de turistas no município

16 de setembro de 2015
Nem mesmo a chuva desanimou os turistas que vieram curtir o feriado prolongado do Dia da Independência (7 de Setembro) em Angra dos Reis. A Fundação de Turismo de Angra (TurisAngra) trabalhou durante todos os dias do feriadão para garantir um bom receptivo aos turistas de todo o país que passaram por um dos cinco centros de informações turísticas administrados pela Fundação: Praia do Anil, Rodoviária, Serra D’água e as estações de Santa Luzia e do Abraão.

Nas estações foram contabilizadas 91 saídas de embarcações para passeios turísticos pela Baía da Ilha Grande, além de 257 saídas de translados para outras localidades da Ilha. Nos postos de informações turísticas, foram realizados um total 466 atendimentos, contemplando 895 turistas. O Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil também emitiu 150 vouchers para a entrada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Praia do Aventureiro e 120 autorizações para estacionamento de ônibus de turismo.

O tráfego marítimo também foi intenso durante todo o feriado prolongado. De acordo com a BR Marinas, foram registrados aproximadamente 250 planos de navegações de embarcações que foram para o mar nas quatro marinas administradas pela empresa em Angra (BR Marina Piratas, BR Marina Ribeira, BR Marina Bracuhy e BR Marinas Verolme).

A taxa de ocupação média dos meios de hospedagem ficou em 74%, com destaque para corredor turístico da Estrada do Contorno, que teve 94% dos leitos de pousadas e hotéis ocupados. No corredor da Ponta Leste, a ocupação média ficou em 91%, seguida da Ponta Sul, com 83%, da Ilha Grande, com 79%, e do Centro, com 58%.

A Gerência de Operações registrou 25 ocorrências, ligadas a atividades turísticas ilegais ou predatórias, todas no corredor turístico da Ponta Sul. Ao todo foram desmontadas 11 barracas de camping e 14 churrasqueiras nas Praia da Vila Histórica, Secreta e do Laboratório.

— A TurisAngra realizou, durante o feriado, um trabalho com o foco de atender bem e com eficiência ao turista. Mesmo com a chuva, a taxa de ocupação ficou alta em todos os corredores turísticos e tivemos grande movimentação no mar. Avalio que foi um bom feriado para a atividade turística, mas vamos trabalhar para que o próximo feriado prolongado, no dia 12 do outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, tenhamos números ainda melhores - disse Klauber Valente, presidente da Fundação de Turismo.

JET PARADE

Durante o Feriado do Dia da Independência, foi realizado o Jet Parade, um passeio de jet skis pela Baía da Ilha Grande. O evento, organizado pelo site navegueangra.com.br nos dias 5, 6 e 7, reuniu amantes pelas máquinas aquáticas em Araçatiba (Ilha Grande), Jurubaíba (Ilha da Gipóia) e na Ilha de Itanhangá. O Jet Parade contou com o apoio da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) e supervisão da Delegacia da Capitania dos Portos.