Projeto piloto de saneamento ecológico

Representantes de Saae e Fusar foram a Paraty conhecer o projeto e pretendem repetir a experiência em Angra

16 de julho de 2015
No último final de semana, dias 10 e 11, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Angra (Saae), Marcos Mafort, e o secretário de Saúde do município, Rodrigo Oliveira, estiveram em Paraty, junto ao prefeito daquela cidade, Casé, na inauguração do Espaço Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (OTSS). Os representantes do município de Angra também participaram da entrega do primeiro módulo escola de saneamento ecológico na Praia do Sono, um projeto-piloto que tem por objetivo transformar o esgoto, minimizando o impacto causado ao meio ambiente.

- As comunidades tradicionais ganham com a inauguração deste espaço, e esperamos que em breve possamos trazê-lo para Angra dos Reis. Esta questão do saneamento é mais do que necessária, uma vez que se o esgoto receber o tratamento adequado, o cidadão ganha muito no quesito qualidade de vida - destacou Rodrigo.

O observatório tem parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Fórum das Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ) e Ubatuba (SP). O objetivo da instalação deste espaço físico é facilitar a realização de reuniões e produção de encontros e diálogos dos diferentes saberes tradicionais e acadêmicos, gerando conhecimento crítico e tecnologias sociais inovadoras. Segundo representantes da instituição, este é um local voltado para a promoção da saúde e sustentabilidade socioambiental no território da Bocaina.

O primeiro módulo escola foi instalado na Escola Municipal Martim de Sá, na Praia do Sono, em Paraty. O objetivo do módulo é transformar o esgoto, que polui a natureza, através de um processo de saneamento ecológico que aproveita a água para a irrigação de plantas. A equipe do observatório optou pela construção do sistema de evapotranspiração, por conta das facilidades na manutenção e pelo cultivo de bananeiras ou taiobas para filtragem e melhoria da qualidade da água, atendendo a comunidade caiçara.

Os secretários se interessaram pelo projeto e já estão em conversa para firmar um convênio que viabilize a construção de núcleos também em Angra dos Reis. Para isso, já está marcada para o próximo dia 23 a visita de técnicos ao município. O presidente do Saae e o secretário municipal de Saúde de Angra pretendem conhecer mais detalhes e discutir as possibilidades de viabilização do projeto.

- É uma excelente oportunidade para investirmos no saneamento de algumas localidades do município, onde temos dificuldades de acesso, de preservação ambiental etc. Eu e Rodrigo estamos esperançosos de que saia frutos deste entendimento com o observatório - afirmou Mafort.

O espaço OTSS está localizado na rua Araponga, 502, Gleba 01, lote 16-A, Caborê, (antiga rua Colibri, 16), Paraty.