Samu resgata recém-nascido no Abraão

Bebê nasceu prematuramente aos seis meses e foi levado a Santa Casa

16 de abril de 2015
Profissionais do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Vila do Abraão, realizaram na manhã de segunda-feira, 13, um parto de emergência, em uma gestante de 27 anos, sendo que o bebê nasceu prematuramente, aos seis meses e a remoção inspirou diversos cuidados.

A equipe entrou em contato com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou ao local, a borda da lancha da Defesa Civil e removeram mãe e criança para a Santa Casa de Angra dos Reis, sendo que uma incubadora ajudou nos primeiros cuidados dados ao bebê.

- Nossa missão é salvar vidas e o apoio do Samu neste episódio garantiu o devido atendimento à mãe e a criança. O parto foi realizado no Abraão e devido ao fato da criança ter nascido prematura, todas as medidas foram tomadas, para salvaguardar as vidas envolvidas - destacou Rodrigo Oliveira, secretário de Saúde.

Após dar entrada na Santa Casa, a criança teve de ser transferida para uma unidade hospitalar da capital, sendo que a remoção foi feita pelo Corpo de Bombeiros, por meio do helicóptero Águia, após contato do Samu angrense com o comando da corporação.

- Esse trabalho de atendimento aos ilhéus é pioneiro em nível nacional pela Defesa Civil de Angra. Já realizamos seis partos a bordo, transportamos centenas de gestantes e inúmeros casos, desde os mais simples até o mais grave. São casos complexos semelhantes como esse do recém-nascido, que nos motiva e nos deixa ainda mais apaixonado por essa instituição -disse o secretário Marco Oliveira.