Prefeitura discute temas de Angra com presidente do Inea
Prefeito e secretários municipais abordaram projetos para o alinhamento do Plano Diretor, obras no Bracuí e empreendimentos futuros na região do aeroporto
O prefeito de Angra dos Reis, Claudio Ferreti, esteve nesta quinta-feira (16) na sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Rio de Janeiro, para discutir temas importantes para a cidade, como o Plano Diretor municipal e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Tamoios, a paralisação das obras no Bracuí e empreendimentos futuros da Prefeitura na região do aeroporto. De acordo com o prefeito, o encontro com o presidente do Inea, Renato Jordão Bussiere, foi um passo essencial para o desenvolvimento sustentável de Angra.
"Nosso objetivo é compatibilizar o Plano Diretor do município com o Plano de Manejo da APA de Tamoios, viabilizando investimentos alinhados com a realidade da cidade e preservando nosso meio ambiente", disse Ferreti. "Vamos continuar trabalhando para construir uma cidade que avance cada vez mais, com qualidade de vida e oportunidade para todos".
No encontro, o presidente do Inea assumiu o compromisso de reforçar a gestão compartilhada da APA de Tamoios com a Prefeitura de Angra. "Temos todo interesse em integrar o município fortalecer a administração compartilhada. Como primeiro passo, vamos incluir representantes da Prefeitura no Grupo de Trabalho que discute permanentemente o gerenciamento da APA", explicou Bussiere.
O prefeito Ferreti esteve acompanhado do assessor extraordinário de Assuntos Jurídicos, Erick Halpern, do presidente do IMAAR, Maurício Lamego, e dos secretários André Pimenta (Planejamento e Gestão) e Alan Bernardo (Infraestrutura).
Halpern explicou ao presidente do Inea a situação da obra de prevenção de inundações no Bracuí, embargada pela Justiça Federal no fim de 2024. Orçada em R$ 102,8 milhões, a intervenção prevê 14 mil metros de enrocamento (colocação de pedras nas margens) e a dragagem do leito do rio Bracuí. "É preciso esclarecer esses pontos, pois existe um convênio entre Prefeitura e Inea que foi impactado pela paralisação do empreendimento", disse.
Embora esteja dentro do município de Angra dos Reis, a APA de Tamoios tem gestão estadual, por meio do Inea. "Conversamos sobre a revisão do plano de manejo do Instituto, que está em andamento e impacta a cidade e seu Plano Diretor. Por isso viemos buscar este alinhamento entre município e estado", afirmou André Pimenta.
Na visita, também foi discutido com o Inea o projeto da Prefeitura para construir um centro de convenções, um ginásio poliesportivo, um abrigo e um centro de qualificação em turismo em área ao lado do aeroporto de Angra.