Exposição "Auto-reverso” estreia juntando arte e sustentabilidade
Mostra, assinada por Ubiratã Cordeiro, pode ser visitada gratuitamente no Centro Cultural Theophilo Massad
![](/pmar/assets/img/noticias/1737071900/interna-lfl.jpg_1737071900.jpg)
O Centro Cultural Theophilo Massad teve a honra de receber a tão aguardada exposição de arte "Auto-reverso", do artista plástico Ubiratã Cordeiro. Com entrada gratuita, a exposição, que estreou nesta quinta-feira (16), promete encantar os visitantes com a originalidade e a consciência ambiental das obras criadas a partir de materiais recicláveis, como caixotes e papelão.
– É um prazer enorme abrir as portas do teatro para receber obras incríveis como essas do artista plástico Ubiratã Cordeiro. São peças lindíssimas que, somadas ao reaproveitamento de materiais que certamente iriam ser descartados, apresentam a verdadeira transformação do lixo em luxo. Tenho certeza de que todos que visitarem vão adorar. Sejam bem-vindos e viva a arte – enfatiza o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara
Ubiratã Cordeiro, que iniciou sua trajetória artística em 2016, destaca-se por sua capacidade de transformar itens que seriam descartados em verdadeiras obras de arte. A proposta de seu trabalho é clara: dar nova vida a pedaços de madeira e outros materiais considerados inúteis. Por meio de sua visão criativa, ele tem produzido uma variedade de peças, incluindo quadros, esculturas, móveis e objetos decorativos, que demonstram a possibilidade de uma arte que vai além do convencional.
– A exposição "Auto-reverso" é uma oportunidade imperdível para o público apreciar um tipo de arte que faz a diferença e reflete sobre o papel de cada indivíduo na preservação do planeta. Convidamos a todos para prestigiar as obras e se inspirarem com a criatividade e a consciência ambiental do artista – convida o secretário executivo de Atividades Culturais, Maycon Renan.
Entre as criações que fazem parte da trajetória do artista, destacam-se figuras como peixes e tartarugas que se tornam chaveiros, barcos, porta-retratos, cabeceiras de cama e até abajures. Cada peça reflete a dedicação em resgatar a beleza do que muitos veriam apenas como lixo, ao mesmo tempo em que eleva a discussão sobre a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento de materiais.
– Para mim, o fazer artístico é muito mais do que uma forma de expressão. É uma maneira de criar diversidade e, ao mesmo tempo, contribuir com o meio ambiente. A arte deve ser uma junção de criação e responsabilidade, e é exatamente isso que busco transmitir através do meu trabalho – resume Ubiratã.
A exposição “Auto-reverso” pode ser visitada no Centro Cultural Theóphilo Massad gratuitamente, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 17h.