Turisangra flagra acampamento em Cataguás

Duas agências de saveiros foram multadas por operar com "papagaios"

16 de janeiro de 2014
A equipe de fiscalização da Prefeitura de Angra dos Reis, coordenada pela TurisAngra, trabalhou durante todo o último final de semana atendendo a denúncias e promovendo ações de ordenamento em vários pontos do município, tanto em terra quanto no mar. Somente no Cais de Santa Luzia, foram registrados mais de 4 mil embarques neste período.

No sábado, 11, a equipe multou duas agências de turismo por conta do uso de vendedores clandestinos, conhecidos como "papagaios", para a venda de passagens no Cais de Santa Luzia. Cada uma destas empresas deve ser multada em mais de R$2 mil.

No mesmo dia, após denúncia recebida pelo Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil, os agentes estiveram na ilha de Cataguás, onde foram identificadas quatro barracas de camping e três grupos fazendo churrasco. Na sequência, a equipe seguiu para a Praia das Flechas, na Ilha da Gipóia, onde mais um ponto de churrasco foi identificado. As pessoas foram abordadas e informadas que estas atividades configuram crime ambiental.

Em paralelo à ação no mar, a equipe de fiscalização esteve nas praias da Vila Histórica de Mambucaba e do Laboratório, onde foram feitas diversas abordagens em relação aos churrascos em áreas públicas. Outro ponto visitado foi a Praia do Camorim.

No domingo, 12, a equipe de ordenamento circulou por todo o município, realizando ações de conscientização. Na ocasião, foram efetuados 15 autos de infração referentes aos churrascos nas praias e foi detectado lixo acumulado em vários pontos que normalmente recebem esses grupos.

- Infelizmente, as pessoas continuam deixando seu lixo em nossas praias e este é um dos motivos que levou o governo municipal a proibir o preparo de alimentos em áreas públicas. Mesmo com toda a fiscalização que estamos desenvolvendo e com o trabalho das equipes de limpeza, as pessoas insistem em cometer estas irregularidades e ainda deixam para trás os seus detritos - avaliou Maria Silvia Rubio, presidente da TurisAngra.

Estas operações contaram com o apoio da Polícia Militar, Defesa Civil e das secretarias municipais de Pesca e de Fazenda.

OPERAÇÕES EM ESTRADAS CONTINUAM

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido em parceria com as prefeituras de Mangaratiba, Paraty e com as polícias Militar e Rodoviária Federal, a equipe do município de Angra dos Reis participou, na madrugada de domingo, de uma operação contra coletivos turísticos irregulares, próximo ao distrito mangaratibense de Itacuruça.

Na ocasião, dezenas de veículos foram abordados, inclusive três que viriam para Angra dos Reis e que tiveram que retornar aos seus lugares de origem por não respeitarem as normas de estacionamento no município, em especial pela falta de um receptivo legalizado.

Nesta semana, mais uma operação deste tipo está prevista para acontecer próxima ao Centro de Informações Turísticas da Serra D#39;Água, além das ações coordenadas com as prefeituras de Mangaratiba e Paraty. Esta ação contará também com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual.


TAXA DE OCUPAÇÃO CONTINUA ALTA

Segundo dados coletados pelo Centro de Informações Turísticas de Angra dos Reis, a taxa de ocupação no município continua alta após duas semanas depois do Réveillon, apresentando cerca de 90% de leitos ocupados nos corredores turísticos do Contorno e da Ilha Grande.

APOIO A TRANSATLÂNTICO

Nesta quarta-feira, 15, a equipe da TurisAngra deu apoio ao desembarque de cerca de 2 mil cruzeiristas alemães do navio Aida Cara. Esse foi o 31º navio dos 72 previstos para esta temporada. Para melhor recebê-los e evitar possíveis conflitos com a operação de embarque e desembarque das agências de turismo que operam diariamente no Cais de Santa Luzia, a Fundação de Turismo implantou uma nova logística de embarque usando como apoio uma tenda e material bilingue de divulgação de alguns dos principais atrativos da região central de Angra dos Reis. A Polícia Militar disponibilizou efetivo para dar suporte e segurança aos nossos visitantes.