Realizada audiência sobre segurança pública

Debate foi iniciativa da Câmara Municipal

15 de dezembro de 2015
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio do secretário de Governo, Robson Marques, e do subsecretário de Segurança, Alexandre Klippel, participou da audiência sobre segurança pública na sexta-feira, dia 11. O evento foi coordenado e realizado pela Câmara Municipal e contou com a presença dos deputados estaduais Martha Rocha e Zaqueu Teixeira (ex-chefes da Polícia Civil), do comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar, Paulo Roberto Júnior, e, representando a Polícia Civil da região, o delegado Francisco Benitez. Presidentes de associações de moradores e vereadores também compareceram à audiência pública.

O comandante Paulo Roberto apresentou o trabalho “Melhoria da Gestão do Sistema de Segurança Pública – 33º BPM”, com dados da área de abrangência da unidade, que compreende as cidades de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Rio Claro. Segundo ele, nessa região, a Polícia Militar tem um policial para cada grupo de 2.800 habitantes.

– Hoje temos 44 policiais por dia para fazer o trabalho em toda a cidade de Angra dos Reis – afirmou Paulo Roberto, ressaltando que boa parte dos problemas de segurança pública recaem sobre a Polícia Militar, mas que é necessária maior participação de outras instituições, como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e também da prefeitura.

A deputada Martha Rocha, presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), afirmou ser importante a presença dos parlamentares estaduais nos debates sobre o assunto em todo o estado: – Estou à disposição para auxiliar na busca de soluções e vencer o desafio da segurança aqui em Angra dos Reis – disse.

Além da necessidade de ampliar a participação na questão da segurança, enfatizada pelo comandante Paulo Roberto, e de maior envolvimento dos parlamentares, como lembrou Martha Rocha, a segurança pública “não se resume à polícia”, como disse o delegado Francisco Benitez, da Polícia Civil: – Nós precisamos informar mais à sociedade sobre o que é e como funciona o sistema de segurança – explicou Benitez.

Segundo o subsecretário municipal de Segurança, Alexandre Klippel, a segurança pública precisa ser debatida e pensada como política de estado e não apenas como política de governo: – O conselho comunitário de segurança é outro ponto dessa pauta que precisa ser debatido e implementado em Angra – disse ele.

O consenso sobre ampliação do debate sobre a segurança e de maior participação de outras autoridades foi expresso pelo deputado estadual Zaqueu Teixeira: – Vou propor à deputada Martha Rocha que façamos um trabalho conjunto para agendar e debater esse assunto com o governador Luiz Fernando Pezão – afirmou o deputado.