I Copa Odir Duarte de Pesca Submarina

Mergulhadores angrenses levaram o primeiro lugar

15 de dezembro de 2014
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou, junto com a Confederação Brasileira de Caça Submarina (CBCS), a I Copa Odir Duarte de Pesca Submarina, no sábado, 13, no Cais de Santa Luzia. A copa homenageou o ex-vereador Odir Plácido Duarte, um apaixonado pelo mar, e contou com uma exposição de fotos e equipamentos antigos usados pelos mergulhadores que fizeram e fazem a história da atividade na cidade.

As equipes partiram para a caçada às 7h, do Saco do Céu, na Ilha Grande, e chegaram em torno das 16h, no Cais de Santa Luzia. Foram 10 grupos, com três mergulhadores e um piloto cada. Todos participaram das quatro categorias de premiação: quantidade de quilos de pescado, maior peixe de passagem, maior peixe de fundo e um troféu para a equipe que pontuou mais, de acordo com as espécies e peso de cada uma delas. Além de Angra, cidades como Cabo Frio, Saquarema, Macaé e Mangaratiba foram representadas. O mar de Angra fez bonito, apesar da fina chuva que caia. As equipes angrenses se destacaram e ganharam em mais de uma categoria.

- O mergulhador escolhe a sua caça e não pesca um monte de espécie sem necessidade. Temos consciência de que algumas espécies, como o mero, por exemplo, não podem ser caçadas. Já com uma rede não dá para fazer essa seleção. A copa em Angra ocorreu de forma simples e organizada. A pesca submarina aqui tem muitos adeptos e isso já faz a cidade interessante para uma competição - ressaltou o presidente da CBCS, Álvaro Mattos.

O vereador Odir Plácido Duarte, falecido neste ano, era uma amante do mar e de Angra dos Reis. Segundo a sua esposa, Nancy Peixoto, Odir começou a pescar aos 13 anos de idade e desde então sua paixão só aumentou. Foi vereador por três legislaturas (1997 a 2008) e seus mandatos foram todos em favor das causas ambientais. Um dos seus cinco filhos, Michel Barra Duarte, se emocionou em falar do pai.

- Meu pai era fascinado pelo mar e também pela sua cidade. Como legislador, ele participou de vários projetos, dentre eles o cais do município, e foi um dos fundadores da Associação dos Movimentos Ambientalistas de Angra (Amar). Essa homenagem significa muito para toda a família - falou Michel.

Classificação:
Pesagem do pescado
1º - Clube Icar (Angra dos Reis)
2º - GFT (Mangaratiba)
3º - Naim (Angra dos Reis)

Maior peixe de passagem
Icar, com o peixe pirangica, pescado pelo mergulhador Eric Von

Maior peixe de fundo
GFT, com o peixe garoupa, pescado pelo mergulhador Alan Moreira

Vencedor da I Copa Odir Duarte de Pesca Submarina
Icar