O Centro de Monitoramento em fase de teste

Os 20 operadores recém-contratados já estão utilizando as 60 câmeras

15 de maio de 2012

A Central de Videomonitoramento da Prefeitura de Angra encontra-se em fase de teste. Tal centro proporcionará relevantes contribuições para a melhoria dos serviços prestados aos munícipes. Os 20 operadores recém-contratados através de um processo seletivo promovido pela Prefeitura de Angra já estão utilizando as câmeras em fase experimental. São 60 câmeras em operação.


A Defesa Civil utiliza parte destas câmeras para monitorar o gerenciamento de desastres. A Superintendência de Trânsito gerencia o trânsito na cidade. A prefeitura está viabilizando a instalação do Sistema para a Polícia Civil e a Polícia Militar, ficando as mesmas com a responsabilidade de gerenciar todas as ocorrências ligadas à segurança pública no município, diretamente de suas sedes. Encontra-se em andamento o processo para instalação do sistema meteorológico denominado Angratempo (radar, estações, pluviômetros, linígrafos, etc.) e Sistema de Alerta por Sirenes, todos ligados a um sistema computadorizado.


Diariamente, diversos ajustes e adequações são realizados nos equipamentos, de forma a explorar integralmente todos os recursos oferecidos pela tecnologia adquirida.  Através dessas informações é que cada órgão, com suas responsabilidades e atribuições, tomará as posteriores decisões e intervenções necessárias em cada emergência ou sinistro ocorrido. Estão sendo elaboradas as minutas das leis que visam regulamentar o funcionamento do centro. Esse processo demanda algum tempo para que, efetivamente, haja o pleno envolvimento de vários órgãos existentes nos três níveis de governo.