Vacinação contra polio atinge meta em Angra

11.003 crianças de 6 meses a 4 anos de idade foram imunizadas

15 de janeiro de 2015
A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, fechou na última segunda-feira, 12, os dados referentes à campanha de vacinação contra a poliomielite, encerrada no último dia 30 de dezembro. A contabilização de todas as doses aplicadas nas 43 salas de vacina do município evidenciou o alcance da meta na vacinação contra a paralisia infantil: 95,85% da população-alvo - crianças de seis meses a quatro anos de idade - foi vacinada. Crianças que ainda não foram vacinadas podem ser levadas às unidades da rede municipal de saúde.

- Foram imunizadas 11.003 crianças. A meta do Ministério da Saúde era 95% da população-alvo e, como o país demorou a atingir este objetivo, o prazo foi prorrogado até o penúltimo dia de 2013. A poliomielite já está erradicada no Brasil, mas isso não torna menos importante a imunização. Em alguns países, que não tiveram o mesmo cuidado, já foram registrados novos casos de paralisia infantil depois de décadas. O mesmo acontece com o sarampo, que voltou a ser notificado em algumas regiões do país. Por isso é importante a vigilância e as crianças imunizadas, ressaltando que as vacinas são oferecidas durante a rotina da rede - disse Cirinéia Piano, diretora de Vigilância Epidemiológica.

VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO ABAIXO DA META

Diferente da vacinação da poliomielite, a imunização contra o sarampo ficou abaixo da meta. Foram vacinadas 81,03% da publico-alvo. Ainda assim, o índice foi considerado expressivo: 8.209 crianças, de uma a cinco anos, foram imunizadas.

O QUE É POLIOMIELITE

Poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda, causada pelo Poliovírus, que pode infectar crianças e adultos através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas.

O QUE É SARAMPO

O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias, e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgirem placas avermelhadas na pele.