Secretário de Saúde detalha investimentos no setor

Cinco novas unidades serão construídas e outras reformadas

15 de janeiro de 2014
O secretário municipal de Saúde de Angra dos Reis, dr. Carlos Vasconcellos, recebeu a Imprensa da região nesta quarta-feira, 15, para detalhar ações da pasta e esclarecer dados sobre o funcionamento do novo Hospital Geral da Japuíba. O médico também falou sobre os investimentos previstos para 2014 e explicou o funcionamento da emergência do Hospital Geral da Japuíba e do Pronto Atendimento Infantil (PAI), que está funcionando provisoriamente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Japuíba.

- Este ano, a secretaria de Saúde continuará investindo na rede, para que o atendimento ao cidadão seja melhor. Cinco novas unidades serão construídas; o Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas [Caps-AD], será reformado, assim como as instalações do antigo serviço de Pronto Atendimento do Centro, que abrigará o Centro de Testagem e Aconselhamento para as Doenças Sexualmente Transmissíveis, além da coordenação do Programa - adiantou ele.

O novo centro odontológico municipal e a unidade de Saúde da Família do Centro da cidade também funcionarão no antigo SPA, na rua Julio Maria. Carlos também esclareceu que haverá uma ampla reforma no antigo Pronto Socorro do Centro, que poderá receber uma unidade de tratamento oncológico.

Em relação à mudança da sede do Pronto Atendimento Infantil, transferido para a UPA Japuíba, o secretário explicou que a medida foi necessária, tendo em vista que o município tem carência de pediatras. Com poucos profissionais, torna-se mais difícil o atendimento descentralizado, por isso a decisão de concentrar os atendimentos na UPA, que possui inclusive mais estrutura para isso.

- Decidimos levar o PAI para a UPA porque lá temos mais médicos pediatras. Angra possui carência nesta área, sendo que temos 76 profissionais lotados na rede e precisaríamos de no mínimo 120. Estamos constantemente buscando formas de preencher este quadro e quando este for completo, o PAI poderá voltar para o Centro da cidade - previu o secretário.

Além do PAI na UPA, existem pediatras de plantão lotados nos serviços de Pronto Atendimento do Frade, Parque Mambucaba e Jacuecanga. Para amenizar o transtorno causado pela transferência, a secretaria de Saúde tem mantido um veículo de forma constante, no Centro da cidade, para que as crianças possam ser levadas para a UPA. O veículo está disponível os sete dias da semana e atende à população das 22h às 6h.

- Colocamos este veículo para atender a população pois neste horário temos o complicador da diminuição de horário das linhas de ônibus. Estamos em conversas com o setor de Transporte, para que tenham ônibus 24 horas com destino à Japuíba, uma vez que além do bairro ser sede do PAI, possui agora o Hospital Geral - disse Carlos.

MAIS MÉDICOS

Ainda falando sobre a falta de médicos, o secretário de Saúde adiantou que o município espera a chegada de mais 29 médicos estrangeiros, vindos do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Hoje a cidade já tem três profissionais cubanos, atuando na Atenção Básica. O próximo grupo de médicos deverá ter oito estrangeiros (cinco argentinos, um espanhol, um português e um australiano), que se inscreveram para trabalhar no município. Os demais poderão vir da cooperação Brasil-Cuba. Os médicos estrangeiros não podem atuar nos serviços de emergência e trabalharão na rede de atenção básica do município.

FUNCIONAMENTO DO HOSPITAL DA JAPUÍBA

Com relação ao Hospital Geral da Japuíba Jorge Elias Miguel, entregue à população no último dia 6 de janeiro, Carlos Vasconcellos destacou os serviços que já estão em funcionamento na unidade, esclarecendo que em breve novos serviços serão agregados ao complexo de Saúde, a maior unidade do serviço público na cidade. Em funcionamento, o Hospital já teve cirurgias e está com bom número de pacientes internados. No primeiro final de semana de atendimentos do Pronto Socorro, o serviço também foi realizado sem problemas graves.

- Já temos funcionando a grande emergência, clínica médica, clínica ortopédica, clínica cirúrgica e pediátrica, o laboratório de análises clínicas, o centro de imagem e o centro oftalmológico. Temos também todo o serviço de suporte em pleno funcionamento e 90 leitos já foram ativados. Para a população do Centro que necessitar do Pronto Atendimento, está funcionando a Policlínica da Cidade, na rua Dr. Moacir de Paula Lobo. Em casos de urgência/emergência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deverá ser acionado pelo telefone 192 - disse ele.