Inca dá palestra sobre câncer de mama

Mulheres puderam contar suas histórias e tirar dúvidas com um especialista do instituto

14 de outubro de 2015
Dando prosseguimento ao ciclo de palestras sobre o câncer de mama, referente ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Angra, com a Câmara Municipal, realizou no plenário a palestra “Câncer de mama, um desafio atual”, na última terça-feira, 13. A vereadora Lia, presidente da Comissão de Direitos das Mulheres da Câmara, mediou a mesa, que teve a ilustre presença do especialista do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Luiz Antônio Silveira Lopes, integrante da Sociedade Brasileira de Mastologia. Também compuseram a mesa a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Marilene Dopazo, e a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Neuza Nardelli.

Além da palestra técnica sobre a doença, mulheres que passaram pelo processo de tratamento de um câncer de mama falaram sobre as suas experiências e puderam tirar algumas dúvidas com o mastologista.

Segundo o Inca, o câncer de mama é o mais incidente na população feminina brasileira, e o controle da doença foi reafirmado como prioridade no plano de fortalecimento da rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, lançado pela presidente da República, em 2011. Para o mastologista do instituto, a prevenção ainda é o melhor remédio.

– Quanto antes se detectar uma alteração na mama, mais são as chances de um tratamento com sucesso. Qualquer nódulo, caroço ou aspecto diferente na região deve ser investigado – comentou ele.

Marilene Dopazo ressaltou as políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas para as mulheres.

– Pensamos o Outubro Rosa como sistema de multiplicação de informação. Hoje no município temos apoio, com o aumento de mamografias realizadas na cidade, a concretização de um Centro Oncológico, a conquista da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (Deam) e o projeto Via Lilás, que permite às mulheres tirarem dúvidas sobre violência doméstica e obterem mais informações sobre os seus direitos. Permite também o mapeamento dos índices de violência. Será uma parceria com a SuperVia e ficará na sede da prefeitura– completou Marilene.

O QUE É O CÂNCER
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

O tratamento do câncer é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. A principal é a cirurgia, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença.

Neste final de semana a programação continua. Neste sábado, dia 17, haverá a palestra “A violência psicológica e o câncer de mama”, no auditório do Colégio Naval. Às 10h, será a vez da remada pela vida, no cais do Colégio Naval.

PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA

Dia 15, às 14h - Palestra sobre o Câncer de Mama, no Cras do Campo Belo, às 19h no Clube Sosiga, em Garatucaia.

Dia 17, às 8h – Palestra “A violência psicológica e o câncer de mama”, no auditório do Colégio Naval. Às 10h, haverá a remada pela vida, no cais do Colégio Naval. No mesmo dia, às 15h, palestra sobre o Câncer de Mama, no sítio da Isabel Moreira, no Bracuí.

Dia 18 (domingo) – Haverá culto em todas as igrejas evangélicas.

Dia 19, às 8h - Palestra sobre o Câncer de Mama, no Cras de Monsuaba; às 19h na Igreja São Jose Operário, no Village.

Dia 20, às 14h - Palestra sobre o Câncer de Mama, no salão da Igreja Católica do Frade. Às 18h30, palestra “Leis de proteção ao portador de câncer”, no Plenário da Câmara de Vereadores. O evento será televisionado.

Dia 21, às 14h - Palestra sobre o Câncer de Mama, no Clube Curió, no Balneário; às 19h palestra na Igreja Congregacional de Jacuacanga (perto da Creche).

Dia 22, às 14h - Palestra sobre o Câncer de Mama, no Convento do Carmo.

Dia 23, às 14h - Palestra sobre o Câncer de Mama, no Posto de Saúde do Parque Mambucaba. DIA DO LENÇO!

Dia 24, às 15h – Chá Rosa, com momento Mary Kay, na PIB Japuíba.

Dia 25 – DOMINGO DO LENÇO – Celebrações nas igrejas católicas e evangélicas, que aderirem ao Outubro Rosa, com a arrecadação de lenços.

Dia 26, às 14h - Palestra sobre o Câncer de Mama, no Cras do Belém; às 19h, na Universidade Estácio de Sá, em Jacuacanga.

Dia 28, às 14h – Palestra sobre o Câncer de Mama, no sítio da Deise, na Água Santa.

Dia 29, às 19h – Palestra sobre o Câncer de Mama, na Associação de Moradores, Vila Nova da Japuíba.

Dia 30, de 13 às 20h – A Avon cuida de você, com oficinas de maquiagem, na Praça Zumbi dos Palmares. No mesmo dia acontece , às 15h, o Desfile da 3° Idade, na Casa Laranjeiras; às 17h, a Happy Hour Rosa e as 20h, Festa Rosa, com banda ao vivo, ambos na Praça Zumbi dos Palmares.

Dia 31, de 9h às 14h – Ateea e você, na luta pela saúde, na Porteira. Às 14h, Palestra sobre o Câncer de Mama, Igreja Filadélfia, na Japuíba.

Dia 3 de novembro, às 18h30 – Palestra “Rede de apoio aos portadores de Câncer”, no Plenário da Câmara de Vereadores. O evento será televisionado. Encerramento do Outubro Rosa!