XVII Concurso de Contos Alípio Mendes

Edição deste ano bate recorde de inscrições

14 de outubro de 2014
Será realizada neste sábado, 18, a cerimônia de premiação dos vencedores do XVII Concurso de Contos Alípio Mendes, de Angra dos Reis. A cerimônia será realizada no Teatro Municipal Câmara Torres, às 19h30, e conta ainda com a apresentação musical do cantor carioca Thiago Pach, acompanhado do piano de Tartantílio Costa. A entrada é gratuita.

O Concurso de Contos do Ateneu Angrense de Letras e Artes é aberto a escritores de todos os países de língua portuguesa. Neste ano, o evento, que tem o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Fundação Cultural (Cultuar), recebeu patrocínio da distribuidora Transpetro e teve 111 inscritos.

- Batemos o recorde de inscrições. Nos últimos dois anos, a média de inscritos era de 60 a 70 candidatos. Neste ano, devida à internet, alcançamos 111 inscritos. Tivemos participantes de todas as regiões do país e ainda uma concorrente de Portugal, um motivo de alegria e celebração - destacou a presidente do Ateneu, Carmem Amazonas.

Após a avaliação da comissão julgadora, serão classificados cinco contos. Eles serão publicados na revista do Ateneu Angrense, distribuída no dia 5 de novembro, Dia da Cultura. Dos classificados, além dos cinco que terão seus contos publicados, dez receberão menção honrosa por participação, e os três primeiros serão premiados com troféus.

O Concurso de Contos Alípio Mendes foi criado para valorizar a memória desse ilustre angrense, um dos fundadores do Ateneu Angrense de Letras e Artes e que se destacou no cenário cultural ao se dedicar com competência e dedicação ao estudo de fatos e de personagens da história do município. Seu livro mais conhecido é “Ouro, incenso e mirra“, um compêndio dos principais episódios da história de Angra dos Reis. Alípio Mendes nasceu no dia 9 de setembro de 1921 e faleceu em 6 de janeiro de 1998, aniversário da Cidade, quando eram comemorados 496 anos da passagem dos portugueses por Angra dos Reis.

Na programação cultural da cerimônia de premiação, o cantor Thiago Pach subirá ao palco do Teatro Câmara Torres, numa apresentação de voz e piano com o músico Tarantílio Costa. O show, chamado “De Repente“, já foi apresentado no Festival d‘Avignon 2013 e em Marselha, na França. É um projeto que conta com um repertório de clássicos da bossa nova, do samba e do jazz, além de canções inéditas. O repertório vai de Tom e Vinícius a Ary Barroso. A direção musical é do pianista premiado Roberto Bahal.

SOBRE O ARTISTA

O cantor Thiago Pach assume a sua paixão pelo “brazilian Jazz“. Trazendo no repertório consagrados ícones da música popular brasileira, o show apresenta, no frescor da voz de Thiago, famosas melodias de Tom Jobim, Dorival Caymmi e Baden Powell. A apresentação tem uma sonoridade bem brasileira e moderna, apesar dos tantos tantos clássicos do repertório.

ATIVIDADE ESCOLAR NO DIA 22

Como forma de integrar a juventude nos concursos e eventos do Ateneu Angrense, a academia criou uma atividade escolar a ser realizada junto com o evento. Ela consiste numa dinâmica escolar onde seis colégios - cinco municipais e um da rede particular - irão promover concursos internos de conto com temas relacionados às linguagens artísticas, como música, artes plásticas, dança e teatro.

Os cinco melhores de cada escola irão se apresentar no dia 22 de outubro, na Atividade Escolar, que acontecerá das 14h às 17h, no Teatro Municipal. O encontro terá ainda a presença dos artistas angrenses Glauter Barros, Cagério e Rafaela Maia, que farão contações de histórias, apresentação musical e interpretações de textos. A escritora carioca Cínthia Barreto é a convidada especial do encontro.