Angra tem final de semana com MovimentAÇÃO

Projeto itinerante leva cultura aos bairros do município e estará em Jacuecanga e Bracuí

14 de julho de 2015
Uma parceria entre a Fundação Cultural do Município de Angra (Cultuar) e a Fundação CSN movimentou a cena cultural do Parque Mambucaba e Frade nesse final de semana. É que de sexta a domingo, dias 10, 11 e 12, os moradores e turistas das duas localidades receberam o caminhão do projeto Garoto Cidadão, da Fundação CSN. As apresentações foram gratuitas e contaram com a participação de artistas locais, que voluntariamente se apresentaram para o projeto da Cultuar chamado MovimentAÇÃO. As próximas ações serão neste final de semana, dias 18 (Jacuecanga) e 19 (Bracuí). Na programação, peças de teatro, espetáculo de dança, apresentações musicais e circenses fazem a alegria do público.

- Angra tem um vasto território, e, a cada bairro, nos surpreendemos com artistas maravilhosos. O projeto MovimentAÇÃO ajuda a identificar e reconhecer as potencialidades artísticas dos bairros. Uma ótima oportunidade de conhecer novos artistas - comentou o presidente da Fundação Cultural de Angra, Délcio Bernardo, enquanto assistia à apresentação do balé “A Cinderela“, interpretada por moradores do Parque Mambucaba.

Para os moradores do Parque Mambucaba, que curtiram o projeto na sexta e no sábado, a iniciativa foi aprovada e já tem apelo para um retorno próximo.

- É muito bom ter um palco desses no nosso bairro. Depois de ver o balé, eu minhas colegas iremos ver o filme Tainá, que vai passar no telão aqui do lado - disse a jovem Jéssica Braz, de 9 anos, falando sobre o projeto Cinema na Praça, que encerrou as atividades do último sábado.

- Para nós é muito bom ter um programa desses num sábado. A gente sempre reclama que não tem nada e, quando tem, precisa vir prestigiar. Tomara que venha mais vezes - disse Elialda Braz, que acompanhou Jéssica.


PROJETO GAROTO CIDADÃO
O projeto Garoto Cidadão tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento social, educacional e emocional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, favorecendo a formação de cidadãos com capacidade crítica, por meio das atividades artísticas e culturais nas áreas de teatro, dança, música e artes visuais.

O projeto, uma iniciativa da Fundação CSN, foi lançado em 1999, em Volta Redonda, e hoje mantém unidades em mais cinco cidades: Itaguaí (RJ), Arcos e Congonhas (MG), Mogi das Cruzes (SP) e Araucária (PR).

Com patrocínio da CSN e apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o projeto é desenvolvido em parceria com as prefeituras locais.