CCTM celebra 25 anos como símbolo da resistência e da força da cultura angrense

Programação de aniversário do Centro Cultural Theóphilo Massad terá, de 20 a 24 de maio, apresentações de teatro, música e circo, além de uma feira de moda e artesanato

14 de maio de 2025

 

O Centro Cultural Theóphilo Massad (CCTM) completa 25 anos de história, e a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, preparou uma programação especial para celebrar o mais importante equipamento cultural da cidade. Entre os dias 20 e 24 de maio, haverá apresentações de teatro, música, circo e uma feira de moda e artesanato (confira abaixo). Toda a programação é gratuita, com retirada de ingressos realizada uma hora antes de cada apresentação.

No dia 24 de maio, após o espetáculo Madrasta, de Maykon Renan, haverá o tradicional corte do bolo.

 

Inaugurado em maio de 2000, o CCTM se consolidou como espaço de referência para artistas, produtores, educadores, agentes culturais e para todos aqueles que fazem da arte uma ferramenta de transformação social. Mais do que um prédio, o CCTM é um território simbólico.

 

Cada espetáculo, exposição, oficina, ensaio ou roda de conversa que ali aconteceu carrega a marca de uma cultura pulsante, diversa e resistente. Por ele passaram gerações de artistas angrenses, grupos de teatro, companhias de dança, músicos, artesãos, escritores e visionários que ousaram acreditar que a cultura é um direito, e um caminho de liberdade.

 

- Chegar aos 25 anos de um espaço como o CCTM é reconhecer a força de um povo que insiste em manter sua cultura viva, mesmo diante das dificuldades. A cultura angrense é pulsante, é feita por mãos talentosas e corações apaixonados. É a alma dessa cidade. Celebrar o Theóphilo é celebrar cada artista, cada espetáculo e cada aplauso que ecoou naquele palco - afirma o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.

 

Fruto da mobilização e da luta histórica do setor cultural local, o CCTM é também símbolo de resistência. Sua programação de aniversário, construída de forma democrática, por meio de uma Chamamento de Espetáculo, reflete esse espírito coletivo, reunindo espetáculos de teatro, música, moda, poesia e artesanato, produzidos por talentos da cidade e da região. É uma homenagem viva a todos que fizeram e seguem fazendo da arte um instrumento de identidade e pertencimento.

 

Confira a programação especial dos 25 anos do CCTM

 

20 de maio – terça-feira

“A Casa das Bruxas” – Cia Show de Cenas, às 10h e 15h

 

21 de maio – quarta-feira

“Fios de Ouro” – Chão de Estrelas, às 10h

“Caldo de Barrela” – Márcia Small Brasil, às 19h

 

22 de maio - quinta-feira

“No Tempo em que os Bichos Falavam” – Glauter Barros, às 10h

“Vozes” – Companhia Camarim, às 19h

 

23 de maio – sexta-feira – Programação ao ar livre (em frente ao CCTM)

Feira de Artesanato e Moda, às 13h

“Sons que Conectam” – Musiart, às 15h

“Viagem à Baía dos Reis” – Zequinha Miguel, às 16h

“Nosso Sonho” – Resublime, às 17h

“Espetáculo Não Pode Parar” – Quintal do Circo, às 18h

 

24 de maio – sábado

“Noites com Cazuza” – Lincoln Glauber (Tributo a Cazuza), às 18h

“Madrasta (O Espetáculo)” – Maykon Renan, às 20h