Diretor do Cemaden/RJ visita Defesa Civil

Tema da reunião com Tenente Coronel Kempers foi o sistema de sirenes

14 de abril de 2015
Instaladas no ano passado em Angra dos Reis, as sirenes foram tema da reunião entre governo estadual e Defesa Civil municipal na última semana. O representante do estado, o diretor do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro, Tenente Coronel Gil Correia Kempers Vieira, foi recebido pelo secretário Marco Oliveira e a equipe responsável pela instalação, operação e manutenção das sirenes.

Durante o encontro, as duas instituições trataram de detalhes do funcionamento dos 20 blocos de sirenes instaladas no município e a entrega oficial dos equipamentos.

- Ainda precisávamos acertar detalhes, já que é um equipamento novo para Angra dos Reis e também para o Estado. Como cada município tem a sua particularidade, o que a região serrana usa, por exemplo, não é o mesmo que nós. Esse é o momento de afinarmos os detalhes para que possamos ter, oficialmente, as sirenes - explicou o secretário Marco Oliveira, afirmando que, mesmo sem ter sido entregue, a sirene é usada como equipamento de prevenção pela Defesa Civil.

O diretor do Cemaden lembrou da primeira vez em que a sirene do Cantagalo foi acionada. O Tenente Coronel Kempers elogiou a instituição e disse que Angra dos Reis é exemplo para os demais municípios do Rio de Janeiro.

- Vocês são referências. Levamos as sirenes para vários municípios e teve Defesa Civil que nem acompanhou a empresa para instalar os equipamentos. Vocês indicaram locais, foram com a equipe, e questionam até hoje indicando o que pode ser feito para melhorar o sistema. Aliás, é raro ver por ai uma equipe como essa que tem orgulho de ser Defesa Civil - elogiou o diretor do Cemaden.

COMUNIDADES QUE POSSUEM SIRENES
Balneário (atendendo também ao Morro da Glória II);
Belém;
Camorim;
Camorim Pequeno (possui duas sirenes);
Cantagalo;
Frade;
Gamboa do Belém;
Lambicada;
Marinas;
Monsuaba;
Monte Castelo;
Morro da Caixa D‘Água (atendendo também aos morros do Santo Antônio I e II);
Morro da Glória I (atendendo também ao Morro do Peres e parte da Glória II);
Morro do Abel (atendendo também ao Morro da Carioca);
Morro do Carmo;
Santa Rita do Bracuí;
Sapinhatuba;
Sapinhatuba III;
Sertãozinho do Frade