CCTM apresenta Mostra Cinema 1945

Apresentação de filmes terá diferentes perspectivas sobre a Segunda Guerra Mundial

14 de abril de 2015
A Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar), por meio do Centro Cultural Theophilo Massad, apresenta a partir do dia 22 de abril, a Mostra Cinema 1945. Durante cinco dias, a sala de Vídeo do CCTM apresentará em sua programação, que tem curadoria assinada por João Pedro Sevalho, filmes produzidos no ano de 1945. Todas as produções são de domínio público e as sessões são gratuitas, sempre às 17h.

- O cinema é uma linguagem que gostamos muito de trabalhar. Já fizemos mostras cinemotagráficas no Agosto Cultural e no mês da Consciência Negra, e com a aproximação do Festival de Curtas, essa vontade só aumenta. Vamos aproveitar o feriadão na cidade apresentar o nosso público uma mostra histórica - explica a Diretora do Centro Cultural, Marcia Brasil.

A Mostra Cinema de 1945 apresenta em cinco produções de países que atuaram num momento histórico e que determinou as relações políticas, sociais, culturais e econômicas no mundo: a segundo guerra mundial. Fazendo referências a guerra ou não, os filmes apresentados entre eles de países como EUA, Itália, Rússia e Japão, apresentam seus olhares e como se situaram no pós guerra e de como cada um resolveu se apresentar ao mundo através da sétima arte, mostrando a pluralidade do cinema mundial em uma época incerta e transformadora.

- Estamos com um projeto de voltar a movimentar a sala vídeo fora das grandes datas de evento na Cultuar. Quando conversei com a Márcia, num primeiro momento, pensamos em criar uma mostra que reunisse filmes de domínio público. Por isso pensei nesses cinco grandes filmes de 1945, cada um de um país diferente, que detalha o olhar individual do pós guerra - detalhou o curador João Pedro Sevalho, que há dez anos trabalha com TVv e cinema no Rio de Janeiro.


Mostra Cinema 1945
PROGRAMAÇÃO:

QUARTA FEIRA, 22 DE ABRIL:
17h
ROMA, CIDADE ABERTA (Roma, città aperta), de Roberto Rossellini
Itália, 1945 - 1h40min
“Roma, cidade aberta“ faz parte da corrente conhecida como Neo Realismo Italiano, corrente que se utilizou da realidade: cidades e pessoas de verdade, devastadas pela segunda guerra. O filme mostra a destruíção pela qual passou o povo e as cidades italianas entre os anos de 1943 e 1944. Nesse período, a cidade de Roma, ocupada pelos nazistas, é declarada cidade aberta, a fim de evitar bombardeios aéreos. Neste momento comunistas e católicos unem-se para combater os alemães e as tropas fascistas.


QUINTA FEIRA, 23 DE ABRIL:
17h
IVAN, O TERRÍVEL II (Ivan Groznyy II: Boyarsky zagovor), de Sergei Eisenstein
Rússia, 1945 - 1h28min
Sergei Eisenstein foi um dos ícones do cinema soviético. Este filme é a continuação de Ivan, o Terrível I, filme que conta a história de um dos Czares mais sangrentos da história da Rússia. Neste que é o segundo filme da série, após sua esposa morrer envenenada, Ivan encontra-se sozinho na luta pela unificação da Rússia. Enquanto tenta expulsar os invasores, o czar precisa ainda escapar das constantes tentativas de assassinato tramadas pelos inimigos, entre os quais está Efrosinia, tia de Ivan, que sonha com o poder nas mãos do filho Vladimir.

SEXTA FEIRA, 24 DE ABRIL:
17h
O BOULEVARD DO CRIME (Les enfants du paradis), de Marcel Carné
França, 1945 - 3h02min
Paris, 1828. No meio da multidão do Boulevard do Crime, encontram-se atores e malabaristas. Aqui começa o amor frustrado de Garance com o mímico Baptiste Deburau. Apaixonado, ele não consegue se declarar, pois o espírito livre da mulher o intimida. Ao mesmo tempo, a filha do diretor do teatro, Nathalie, nutre um amor secreto pelo mímico e o jovem ator Frédérick Lemaître começa um relacionamento com Garance, que também ama Baptiste em segredo. Uma belíssima ode ao teatro.

SÁBADO, 25 DE ABRIL:
17h
SONHOS DE ESTRELA (Doll Face), de Lewis Seiler
Estados Unidos, 1945 - 1h20min
O filme conta a história de Doll Face Carrol, uma showgirl que sonha estar num show da Broadway. Rejeitada pelos produtores, seu empresário Mike decide contratar um escritor para escrever sua autobiografia. A ideia do livro é dar classe e prestígio à artista. Mas um imprevisto acontece: nasce uma história de amor entre o escritor e a vedete, o que provocará ciúmes do empresário; a partir daí, ele tentará bloquear o show que consagraria Doll Face. Carmen Miranda e Perry Como aparecem para garantir o lado musical do filme.


DOMINGO, 26 DE ABRIL:
17h
OS HOMENS QUE PISARAM NA CAUDA DO TIGRE (Tora no o wo fumu otokotachi), de Akira Kurosawa
Japão, 1945 - 58min
A história se passa no ano de 1185, quando o clã Heike foi derrotado no mar ocidental. O vitorioso Yoshitsune, líder do exército Genji, era esperado em Kyoto com festa, mas seu irmão, o Xogum Yorimoto, à conselho de Kagetoki Kajiwara - um temeroso e autoritário servo do governo - resolve matá-lo. Yoshitsune sai em fuga de seu irmão e leva consigo um grupo de seis leais guerreiros, todos disfarçados de monges. Eles vão à procura de Hidehira Fujiwara, além das fronteiras do império do xogum Yorimoto, onde podem buscar ajuda para se reestruturar.