Autorizações para o Aventureiro perto do fim

TurisAngra montou esquema especial para receber turistas

14 de fevereiro de 2015
As autorizações para quem quiser passar o carnaval na Praia do Aventureiro estão quase esgotadas. Segundo levantamento da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), às oito da manhã deste sábado, 14, haviam apenas 17 vouchers disponíveis e a previsão é que até o início desta tarde eles se esgotem.

Desde quinta-feira, 12, o CIT da Praia do Anil abriu em horário diferenciado, às 6h, para agilizar e dar mais conforto a quem buscou autorização para passar o carnaval na Praia do Aventureiro. O local, cujo acesso é limitado, é uma reserva de desenvolvimento sustentável (RDS), localizada em região limítrofe à Reserva Biológica Estadual da Praia de Sul. A autorização de acesso ao Aventureiro deve ser obtida, gratuitamente, no Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil. A distribuição é feita por ordem de chegada e com o limite de 560 pessoas ao mesmo tempo na reserva, atendendo a um termo de compromisso assinado pelo município em 2006. O termo firmado entre Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a antiga Feema (agora Inea), Prefeitura de Angra e a comunidade local, através de sua associação de moradores, limitou o número de visitantes na praia do Aventureiro em 560 pessoas, que podem se hospedar nos campings autorizados a funcionar no local.

Vale destacar que uma equipe da TurisAngra e do Inea atua no Cais de Santa Luzia e no entorno, informando aos turistas sobre a necessidade de se adquirir o voucher de acesso à praia do Aventureiro, antes de embarcar para lá. Em paralelo, na Ilha Grande, uma equipe do Inea e do Comando da Polícia Ambiental verifica se os turistas estão com as devidas autorizações. Aqueles que não portarem voucher e pulseira não poderão permanecer no Aventureiro.