Angra orienta produtores rurais em ação agroecológica

Prefeitura investe em sustentabilidade com pequenos proprietários rurais

14 de janeiro de 2015
A Prefeitura de Angra dos Reis e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) se reúnem nesta quinta-feira, dia 15, com agricultores familiares do município para apresentar o projeto de produção agroecológica integrada e sustentável (PAIS). Haverá reuniões no Parque Mambucaba, às 9h, e na Japuíba, às 14h. Dez agricultores familiares serão selecionados para desenvolver o trabalho. Eles vão receber sementes, materiais e a consultoria técnica do Sebrae, que abrange desde o plantio até a comercialização.

O Projeto PAIS é desenvolvido pelo Sebrae e deve ser implantado em Angra, por iniciativa da Secretaria de Atividades Econômicas. O modelo reúne técnicas simples de produção agroecológica e de promoção do desenvolvimento sustentável e já é aplicado em mais de mil pequenas propriedades rurais em vários estados do país. É destinado, principalmente, a agricultores familiares de baixa renda, assentados em projetos de reforma agrária e produtores quilombolas. Em Angra, o trabalho será coordenado pela Subsecretaria de Agricultura do município.

Dentre os objetivos do PAIS estão a diversificação da produção, a redução da dependência de recursos externos, o melhor aproveitamento dos recursos hídricos, e, principalmente, a sustentabilidade, buscando a harmonia entre a produção das pequenas propriedades e os recursos naturais. O projeto será aplicado aos proprietários de horta orgânica e galinheiro. Mais informações na própria Subsecretaria de Agricultura pelo telefone3365-7153.

LOCAIS

Parque Mambucaba: Associação dos Produtores Rurais do Vale Mambucaba - avenida Francisco Magalhães de Castro, 1.103, quadra 7, lote 25.

Japuíba: sede da Subsecretaria de Agricultura - Rodovia Governador Mário Covas (Rio-Santos), 483 (ao lado da UPA e da Comisflu).