Projeto paisagístico chega à Coronel

Árvore será substituída por outra mais adequada para o local

13 de dezembro de 2013

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos, continua com o projeto de urbanização paisagística na cidade. A rua Coronel Carvalho está recebendo jardineiras com flores e o plantio de uma árvore.

#br#

 Na via, já é possível ver os canteiros feitos no estilo jardineira, usando toras de eucalipto, assim como na praça Codrato de Vilhena. Nas jardineiras estão sendo plantadas flores da espécie salvia vermelha. Vasos de plantas também farão parte da paisagem da rua.

#br#

 No projeto está incluído a retirada de uma árvore da espécie famboyant, que aconteceu com sucesso no início da manhã de hoje, 13. Essa árvore é nativa de Madagascar e indicada para parques e jardins, não para canteiros e avenidas, por se tratar de uma árvore com raízes tubulares e de sistema radial agressivo: suas raízes crescem e invadem tubulações e levantam as calçadas. Ela é adequada para uso paisagístico onde há espaço suficiente para o seu desenvolvimento. No lugar, será plantada uma árvore resedá, espécie mais apropriada para o local, que já possui essa mesma espécie em outros pontos da via. A árvore resedá que será plantada já está com o porte grande, com mais de 2m de altura. Suas flores em tons de rosa vão dar mais vida à rua.

#br#

 A Subsecretaria de Parque e Jardins está coordenando todo o projeto. Algumas das flores de forração, palmeiras e árvores são frutos do cultivo do Horto Municipal do Areal. No horto, as plantas são replantadas e reproduzidas, justamente para não haver custo de manutenção paisagística para a prefeitura.