Revitalização do Cais do Carmo será entregue este mês

Local será utilizado principalmente pelos ilhéus

13 de novembro de 2014
Para atender a um antigo pedido dos ilhéus e também das operadoras de Turismo da cidade, a Prefeitura de Angra dos Reis, com recursos próprios e o empenho das Secretarias de Obras e de Aquicultura e Pesca, além Fundação de Turismo (TurisAngra), está finalizando o projeto de reforma e novo paisagismo do Cais do Carmo, localizado ao lado da Cooperativa Propescar, no Centro. Como parte das ações de ordenamento turístico no Centro, este cais será destinado exclusivamente para o embarque e desembarque dos ilhéus. Hoje ele já é usado por moradores de localidades como o Sítio Forte, Bananal, Araçatiba e Praia Vermelha, todas na Ilha Grande. Para a presidente da Fundação TurisAngra, Silvia Rúbio, o uso do cais ajudará no ordenamento de toda a área, inclusive na alta temporada, quando o número de embarcações aumenta bastante.

- Esta reforma era muita aguardada pelos moradores das ilhas, que precisavam de um lugar específico para o seu embarque e desembarque, não só de passageiros, mas também para cargas de pequeno a médio porte. Destinar o cais para os ilhéus, sem dúvidas, trará mais segurança e comodidade para eles - afirmou Silvia Rubio.

A obra incluiu a troca do piso de madeira, com material fornecido pela TurisAngra; guarda-corpo, implantação de novos canteiros e revitalização dos já existentes, a cargo da Subsecretaria de Parques e Jardins; e o recapeamento asfáltico e restauração do meio-fio, trabalho que foi coordenado pela Subsecretaria de Serviços Públicos. A inauguração está prevista para o dia 29 deste mês.