Gestão da TurisAngra é elogiada em audiência pública

Presidente da Fundação de Turismo apresentou ações e metas no debate da Câmara

13 de outubro de 2015
As ações e projetos da Fundação de Turismo de Angra (TurisAngra) para o período até o final de 2016 foram apresentados na última sexta-feira, dia 9, em audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Angra para debater o turismo no município. A audiência foi proposta pelo vereador Jairo Magno de Castro e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores, com o fim de analisar as perspectivas atuais, visões e projetos futuros para o setor. Após mais de cinco horas de debates e questionamentos, o trabalho da TurisAngra recebeu elogios dos parlamentares e de populares que acompanharam a discussão.

Durante o encontro, o presidente da TurisAngra, Klauber Valente, defendeu a importância do setor turístico para a economia do município e detalhou como está organizada a atividade turística na cidade. Além disso, ele apresentou dados de como a atividade é vista fora do município e sobre os desafios do setor. O plano de ações e metas da atual gestão da TurisAngra até o fim de 2016 foi demonstrado e discutido.

Dentre os desafios apontados pela fundação, destacam-se o fortalecimento de ações de ordenamento e fiscalização, principalmente na Ilha Grande; o processo de estruturação financeira da TurisAngra, visando a autossuficiência econômica da autarquia; o desenvolvimento de uma cultura empresarial para o turismo, principalmente por meio de uma representação empresarial forte; e a implementação de infraestrutura que atenda turistas e moradores.

— Cidade boa para os moradores é boa para os turistas. Temos que desenvolver projetos em áreas como saneamento, oferta de água, energia elétrica e mobilidade urbana. Embora essa não seja atribuição imediata da Fundação de Turismo, temos que buscar isso para desenvolvermos o setor. Para isso, precisamos de um setor empresarial forte, que brigue por melhorias e por políticas públicas para o turismo — disse Klauber Valente.

Valente também apresentou quais serão as principais ações da TurisAngra para o fim de 2015 e 2016. Destacam-se o ordenamento do turismo náutico, que deve ter o decreto publicado até o final de novembro; a regulamentação do fundo municipal de turismo, que deve acontecer até o final deste ano; a revisão do material promocional de Angra para o turismo; a legalização do Cais de Santa Luzia; a regulação das atividades na Ilha Grande; a recuperação da Tenente Loretti como atrativo turístico; a elaboração do calendário de eventos turísticos; a recuperação das áreas danificadas do projeto Nado Livre; o desenvolvimento de produto turístico para as Olimpíadas; a reforma do Centro de Informações Turísticas da Praia do Anil; a criação de novas identidades turísticas para Angra; e a criação de um Plano Municipal de Turismo

— Precisamos fortalecer e desenvolver a atividade turística em Angra. Essa foi a ordem que recebi da prefeita Conceição Rabha. Trabalho para criar políticas de estado para o turismo em Angra, além das políticas de governo. Estamos buscando colocar o setor no trilho do desenvolvimento, para que no futuro as coisas não retrocedam. Espero que o calendário turístico, a regulação da atividade turística da Ilha Grande e, principalmente, o Plano Municipal de Turismo sejam um legado desta gestão para o setor em Angra dos Reis. Todas as nossas metas têm prazos e serão entregues até o final de 2016. Espero contar com o apoio da Câmara Municipal e de todos os vereadores neste desafio — afirmou o presidente da fundação.

O vereador Helinho do Sindicato elogiou a apresentação feita pela TurisAngra e cobrou mais investimentos para a realização das metas apresentadas por Valente.

— Conheço o Klauber há bastante tempo e sei da seriedade do seu trabalho. Estou surpreso pela profundidade de sua apresentação e fico muito feliz por saber que ele, mesmo não sendo da atividade turística, está dominando tão bem a gestão da TurisAngra. Mas acho que com o orçamento que a TurisAngra tem será difícil ele cumprir as propostas. Acho que o governo tem que investir mais no turismo e dar força ao presidente, que hoje deixou claro que sabe o que está fazendo na Fundação de Turismo — disse Helinho.

Os vereadores Jairo Magno e Jorge Eduardo Rabha também elogiaram a apresentação da TurisAngra e deixaram claro que, mesmo sendo de oposição ao governo municipal, contribuirão no que for possível para o desenvolvimento do turismo em Angra.

Também participaram da audiência pública o presidente do Angra Convention Visitors Bureau, Gino Zamponi; o vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo e presidente da Associação das Agências de Turismo de Angra (Atar), Cipriano Feitosa; os empresários Eduardo Miller (Doce Angra), Ulisses Covas e Sílvia Covas (Angra Way) e Júlio Pontes (Maravilhosa Angra); o jornalista Rico Rodrigues, do site NavegueAngra; e o suboficial Joaquim, da Capitania dos Portos.