Outubro é o mês da sardinha em Angra

Abertura do circuito gastronômico teve shows de samba, chorinho e forró

13 de outubro de 2014
Até o final deste mês, 25 bares e restaurantes terão pratos e receitas especiais dedicadas à sardinha. A primeira edição do Festival da Sardinha de Angra dos Reis foi aberta no final de semana com shows musicais. O secretário de Pesca, Júlio Magno, declarou que a festa passará a fazer parte do calendário oficial da cidade. A abertura, na tarde do sábado, dia 11, teve a presença de diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Angra dos Reis (CDL) e da Associação Brasileira de Bares de Restaurantes (Abrasel), que agradeceram a oportunidade e a iniciativa do evento. A prefeita Conceição Rabha também acompanhou o início da programação e disse que o objetivo é valorizar o nosso principal item de pescado.

- Angra é a maior produtora de sardinha do Brasil e muita gente ainda não sabe. Por isso criamos esta festa e vim aqui prestigiar. Temos de valorizar a nossa atividade pesqueira, e, em especial, a produção de sardinha. Todos os envolvidos neste processo estão de parabéns, e que venham outros festivais - saudou Conceição.

A festa musical de abertura ficou por conta de Fernando Grande e o Balaio Brasileiro. A programação foi até a meia-noite, animada também pelos grupos Batuque na Cozinha, Praieira e Quarteto Panamá, que lotaram a praça Zumbi dos Palmares. A Sociedade Pestalozzi esteve na praça com uma barraca, para angariar fundos para a entidade, oferecendo um bolinho de sardinha muito elogiado. Representantes dos bares Kizomba e Casa Nova elogiaram o evento, dizendo que o movimento foi além da expectativa e que torcem para o sucesso do festival.

- A ideia é estimular o consumo da sardinha no município. Uma cidade que tem esta capacidade de produção, que já chegou a capturar 700 toneladas de sardinha em um dia, tem que ter em seus restaurantes, o hábito de oferecer pratos com este pescado. É o que queremos - disse Júlio Magno.

O peixe é a estrela do circuito gastronômico que movimentará 25 bares e restaurantes da cidade, oferecendo pratos como isca de sardinha ao molho tártaro, makimono de sardinha, sardinha à milanesa e a tradicional sardinha na pressão. Hoje, Angra dos Reis é responsável por 44% da produção nacional de sardinha. De acordo com especialistas, o peixe é uma fonte de saúde inestimável. Além de ser rica em proteína, cálcio e vitamina B12, a sardinha possui mais ômega-3 do que o salmão. Seu consumo auxilia na prevenção de doenças do coração e também beneficia a memória e os ossos. Os pratos podem ser apreciados até o dia 31.

O Festival da Sardinha é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Angra dos Reis e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

CIRCUITO DE BARES E RESTAURANTES DO FESTIVAL DA SARDINHA

Bar da Célia (Centro) - Sardinha na Pressão
Bar do Chuveiro (Nova Itanema) - Pastel de Sardinha
Bar do Oswaldo no Show Gol (Parque da Palmeiras) - Filé de Sardinha Empanada
Bardjeco (Vila do Abraão) - Sardinha Frita Empanada com Limão
Boteco Kizomba dos Palmares (Centro) - Sardinha à Milanesa
Boteko da Arte (Centro) - Porção de Sardinha Frita
Casa Nova de Angra (Balneário) - Sardinha Frita
Casarão da Ilha (Vila do Abraão) - Sardinha à moda do Padinho
Casa da Picanha (Centro) - Sardinha Recheada
Casa da Picanha (Shopping Pirata‘s) - Isca de Sardinha ao Molho Tártaro
Convés do Chopp (Centro) - Sardinha na Pressão
Delícias da Lurdinha (Parque das Palmeiras) - Sardinha a José Carlos
Don Felipe Gastronomia (São Bento) - Sardinha à la Sardenha
Excalibur (Frade) - Escabeche de Sardinha
Fogão de Minas (Centro) - Sardinha à Mineira
Nova Casa Restaurante (Centro) - Sardinhas Nova Casa
Pastelaria do Silas (Biscaia) - Pastel de Sardinha
Pizzaria Casa Nova (Centro) - Sardinha Frita
Quintal da Zezé (Bonfim) - Sardinhas do Quintal da Zezé
Recanto dos Maias (Praia da Tapera) - Filé de Sardinha Empanado
Restaurante & Pizzaria 1010 (Centro) - Pizza de Sardinha
Restaurante Zero Grau (Praia do Anil) - Sardinha à Zero Grau
Sushi dos Reis (Centro) - Sushi e Makimono Furai de Sardinha
Toca do Renan (Balneário) - Combinado de Sardinha
Video Bar Arte & Música (Parque das Palmeiras) - Sardinha à Milanesa