Oficina de qualificação para o turismo náutico

Atividade promovida pelo Sebrae tem apoio da TurisAngra e incentiva a sustentabilidade

13 de agosto de 2015
Empreendedores do setor de Turismo Náutico da região participaram na manhã desta quarta-feira, 12, do primeiro Laboratório de Turismo Náutico da Costa Verde, com o tema “A sustentabilidade como fator de competitividade“. A atividade foi organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Fundação de Turismo (TurisAngra). A bordo do saveiro Ipanema, a atividade teve como objetivo promover a interação, o intercâmbio e o compartilhamento de experiências e conhecimentos práticos entre os empresários que participam da Câmara Técnica de Turismo Náutico, do Conselho Municipal de Turismo.

Participaram do evento cerca de 50 empresários que trabalham, direta ou indiretamente, com o turismo náutico na Costa Verde. Estavam presentes os proprietários das agências de turismo que realizam os passeios de escuna pela baía da Ilha Grande, os responsáveis pelo translado para o Abraão, guias de turismo e empreendedores de meios de hospedagem da Ilha Grande.

Quatro palestras foram apresentadas durante o laboratório, enquanto o saveiro percorria os pontos turísticos da baía (Cataguases, Lagoa Azul, Japariz e Freguesia de Santana). A primeira palestra foi apresentada por Orlando Kemp, gestor ambiental da Marina Costa Bela, com o subtema “Ganhos de mercado com a sustentabilidade e a gestão ambiental“. O segundo subtema foi “Unidades de conservação como produto e sua importância“, ministrada por Manoel Browne, que é diretor Institucional e de Sustentabilidade do grupo Cataratas S.A.. “Atendimento ao cliente“ foi o terceiro subtema, apresentado pela especialista em gestão empresarial Ana Julião. O evento foi encerrado com o subtema “Sustentabilidade na prática“, ministrado pelo biólogo André Micaldas.

- A intenção do Sebrae com o laboratório é promover a interação entre os empresários que trabalham com o turismo náutico. Essa interação vai fortalecer as próximas etapas do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Náutico da Costa Verde. Temos que fortalecer essa cooperação entre o Sebrae, a TurisAngra e os empresários, para que possamos desenvolver de uma maneira sustentável o potencial econômico desse tipo de atividade turística. Nosso trabalho está focado no ordenamento, regulamentação e capacitação do setor. Vamos definir em breve a data do segundo laboratório, para darmos seguimento a esse trabalho com os empresários - disse o gerente do Sebrae na Costa Verde, José Leôncio.

Segundo o presidente da TurisAngra, Klauber Valente, a parceria com o Sebrae no Projeto de Desenvolvimento do Turismo Náutico da Costa Verde já apresenta resultados positivos para a atividade, uma das principais do sistema de turismo municipal.

- O Sebrae está realizando um trabalho excelente com os empreendedores do turismo náutico. A interação e cooperação entre os empresários já resultou na criação de uma associação de agências de turismo e no ordenamento dos passeios turísticos pela baía da Ilha Grande. A TurisAngra está participando diretamente desse trabalho e dialogando com os empresários, para darmos cada vez mais eficiência ao serviço que é prestado ao turista, com atividades sustentáveis e pautado na preservação dos atrativos turísticos - afirmou Klauber Valente.

O empresário Cipriano Feitosa, que é proprietário da empresa Angra Ocean e vice-presidente do Conselho de Turismo, também avaliou positivamente o Laboratório de Turismo Náutico.

- O laboratório foi importante para nós empresários aprendermos mais sobre como fazer o turismo de uma forma sustentável. Pudemos ouvir ótimas histórias de profissionais que trabalham diretamente com o setor. Ficou claro que os empresários estão interessados em melhorar o serviço prestado e que podemos contar com o Sebrae e com a TurisAngra para isso - explicou Cipriano.