Cultuar promove Agosto Cultural neste fim de semana

Programação gratuita servirá para toda a família

13 de agosto de 2015
O mês está mais animado com a programação do Agosto Cultural. Este final de semana tem atração para toda a família. São exposições, visitas guiadas, cineclube e rodas de conversa. O Agosto Cultural é um projeto da Prefeitura de Angra, realizado por meio da Fundação Cultural (Cultuar). A agenda de eventos vai até 31 de agosto.

Na Casa Larangeiras, na sexta-feira, 14, acontece o Art Griffe, das 9h às 20h30. Uma oficina divertida que desperta a criatividade e o prazer do trabalho manual e a habilidade de confeccionar embalagens artesanais. No mesmo espaço pode ser visitada a exposição Tradição e Resistência. Na mostra, quadros pintados exclusivamente para o Agosto Cultural apresentam a marca e as cores vibrantes do artista plástico Júlio Garcia, acompanhadas das máscaras africanas gigantes dos irmãos Valente. Cestaria indígena, tambores e objetos de diversas religiões também podem ser conferidos na exposição, que leva a assinatura de Marcelo Ramos na curadoria.

Já no Centro Cultural Theóphilo Massad, o final de semana será marcado pelo CineCederj. A parceria com o órgão estadual de educação irá apresentar ao público, nas sessões de sexta, às 17h, e de sábado, às 16h30, o filme “Fale com Ela“, do diretor Pedro Almodóvar.

Já na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, a primeira casa de cultura do estado, é possível conhecer um pouco do espaço, que neste ano celebra três décadas de vida. No primeiro piso está a exposição que conta a história do equipamento cultural. No segundo andar, os visitantes mergulham na história do patrono da Casa, o poeta Brasil dos Reis. Na mostra, além de fotos e matérias antigas, documentos oficiais podem ser conferidos.

Os moradores e turistas da Ilha Grande também não ficarão de fora. No Centro Cultural Constantito Cokotós, no Abraão, pode-se conferir a exposição “Sem Livros Indígenas ou Cem Livros Indígenas“, que é organizada pelo instituto ProIndio/Uerj e apresenta uma pequena mostra da produção escrita dos índios nos últimos anos. Alguns livros são monolíngues. Ainda no Abraão, no sábado, às 19h, acontece a roda de conversa “Batuque - jongo dos terreiros aos palcos“. A roda terá a participação/mediação de Jamaica, Marisco e Adriano Fábio da Guia, diretor do Centro Cultural.

Encerrando a programação Cultural, também no sábado, acontece o Circuito Cultural de Educadores, no quilombo Santa Rita do Bracuí. No roteiro, além da visita guiada, uma roda de conversa sobre a história e cultura da comunidade quilombola de Santa Rita do Bracuí, com a Marilda. A saída será da Secretaria de Educação (praça Zumbi dos Palmares), às 8h, rumo ao Bracuí. As inscrições poderão ser feitas pelos telefones 3377-2706 ou 3377 1962. O e-mail sec.gec@angra.rj.gov.br também recebe inscrições.