Parque Mambucaba recebe Feira Intercultural

Evento é realizado pela Escola Manoelina Rodrigues Barbosa

13 de julho de 2015
A cultura brasileira, incluindo a indígena e a africana, foi lindamente retratada em forma de dança, exposição e canto pelos alunos da Escola Municipal Manoelina Rodrigues Barbosa, durante a III Feira Intercultural. O tema da feira deste ano foi “Patrimônio histórico e cultural de Angra dos Reis e Paraty: construindo identidades“ e levou famílias inteiras à escola na noite de sexta-feira, dia 10.

Alex Amaral Martins levou a filha de oito anos, que estuda no 3ª ano. Assim como o pai, Marisol Santos Martins é cigana e, é claro, mostrou tudo o que sabe durante apresentação de dança.

- Amo dançar e é muito bom apresentar minha cultura aqui na escola. Minhas amigas vieram todas caracterizadas e agora conhecem um pouco mais sobre a minha cultura - disse Marisol, que foi acompanhada também do irmão.

Já Bianca Delaia da Silva, de dez anos, se destacou nas artes. Ela apresentou toda a exposição feita em argila e quadros pintados com óleo. Segundo a menina, o trabalho levou uma semana para ser concluído.

- Fiz um barco, pois ele representa a cultura caiçara. A canoa foi feita com argila e depois pintada. O quadro foi feito mais rápido - explicou a menina.

Para a diretora da escola, Adriana Kapish, o resultado não poderia ter sido melhor.

- Esse é um trabalho de conclusão de projeto da escola. Fazemos sempre ao final de cada semestre e temos a participação de todos os professores, de artes a matemática. É uma atividade interdisciplinar. E o mais gratificante é envolver a família das crianças, é o dia em que abrimos a porta da escola para a comunidade para divulgarmos a cultura - finalizou a diretora da escola que tem 430 alunos.