Programa da Saúde da Mulher é implantado no Camorim

Pacientes do terceiro distrito utilizarão serviços de ultrassonografia

13 de janeiro de 2016
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas da 28ª Enfermaria (CEP 28), realizou na terça-feira, 12, a cerimônia de implantação do serviço de ultrassonografia na Estratégia de Família (ESF) do Camorim, localizada na rua Irmã Irene. Também foi criado o Núcleo de Saúde da Mulher e da Criança na unidade, que atenderá todo o terceiro distrito com serviços de pediatria e ginecologia.

– Faço questão de agradecer toda a diretoria do CEP 28, pois a entidade podia pegar esse investimento e levar para qualquer área carente do Rio de Janeiro, mas preferiu Angra dos Reis, por conhecer a realidade do nosso município, a dificuldade que enfrentamos e por causa do carinho que nutre por nossa cidade. Esta parceria também demonstra a confiança depositada em nossa gestão, que se preocupa com questões pontuais do município e não em dar isenção de impostos a milionários. A população de Angra dos Reis pode ter a certeza de que o executivo emprega os recursos com qualidade e com a máxima transparência – declarou o prefeito em exercício Leandro Silva.

A parceria com o CEP 28 não traz nenhum custo financeiro ao município, já que por se tratar de uma organização da sociedade civil de interesse publico (Oscip), a entidade tem o dever de promover atividades de interesse coletivo que proporcionem qualidade de vida ao cidadão.

– Esse processo foi construído de maneira muito rápida, e eu não posso deixar de agradecer o empenho do vereador Claudinho, do Niltinho Júdice e de todos que ajudaram nesse processo. Essa parceria com o CEP 28 vai garantir a implantação deste importante serviço sem custar nada para nós. São 32 exames por semana para atender a todo o terceiro distrito. Saio daqui feliz por essa conquista, mas já com outras solicitações, para que possamos, cada vez mais, prestar um serviço melhor aos usuários – explicou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

O Centro de Estudos e Pesquisas da 28ª Enfermaria foi criado como uma associação sem fins lucrativos em 8 de junho de 1967, pelo professor e doutor Álvaro de Aquino Salles, com o objetivo de assegurar a publicação de trabalhos científicos – estudos oriundos de pesquisas isentas de quaisquer influências externas alheias à excelência dos processos científicos. Essa característica de qualidade se mantém desde então. A partir de 2001, a instituição recebeu a chancela do Ministério da Justiça e se tornou uma Oscip.

– O convênio firmado com o governo municipal garantirá exames de ultrassonografia, ultrassonografia transvaginal, pélvica e obstétrica, disponíveis por agendamento, todas as segundas e sextas-feiras. Também serão oferecidos os serviços de carditopografo, pré-natal de alto risco, inserção de DIU, coleta de preventivo, interconsultas com equipes de ESF, entre outros – destacou Marcos Soares, presidente da CEP 28.

O vereador Claudinho também fez questão de agradecer ao CEP 28 e comentou sobre a parceria firmada.

– Gostaria, em nome de todo o bairro do Camorim, de fazer um agradecimento especial ao CEP 28, por ter nos ajudado a concretizar este sonho. Mesmo com esse momento difícil que o país vem atravessando e a nossa cidade também, nós não estamos deixando de lutar para beneficiar o povo de Angra dos Reis. Fico muito feliz por esse investimento aqui no Camorim, bairro onde moro há mais de 30 anos, e tenho certeza que esta conquista será muito importante para todo o nosso terceiro distrito, contemplando moradores do Camorim Pequeno a Garatucaia – declarou o vereador Claudinho.