Ano começa com movimentação turística intensa em Angra

Taxa de ocupação dos meios de hospedagem ficou acima de 90%

13 de janeiro de 2016
O início de 2016 foi de grande movimentação turística em Angra dos Reis. No período entre o Natal do ano passado e os primeiros dias do novo ano, a ocupação nos meios de hospedagem de toda a cidade foi alta e houve centenas de atendimentos nos centros de informações aos turistas. Os dados coletados pela Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) indicaram ainda uma presença estendida de turistas e visitantes nas duas primeiras semanas do ano, tanto no continente como na Ilha Grande.

Os números comprovam o aquecimento do setor. O Centro de Informações Turísticas (CIT) da Praia do Anil, responsável pelas estatísticas da fundação, contabilizou a saída de pelo menos 114 embarcações de passeios, partindo das estações Santa Luzia e do Abraão, na última semana do ano passado até 3 de janeiro. Ainda houve 320 saídas de embarcações de translados entre as estações e para outras localidades da Ilha Grande. Nos postos de informações turísticas, foram realizados um total de 1.005 atendimentos, contemplando 2.377 turistas. O CIT da Praia do Anil também emitiu os 560 vouchers para a entrada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Praia do Aventureiro, que teve lotação máxima entre os dias 26 e 31 de dezembro, e 93 autorizações para estacionamento de ônibus de turismo no mesmo período.

Nos corredores turísticos, a ocupação nos meios de hospedagem foi alta. Os dias de calor e céu azul e os atrativos naturais da cidade, além dos eventos programados, contribuíram para o resultado. A taxa de ocupação média dos meios de hospedagem ficou acima de 90% nos corredores da Estrada do Contorno, com 92% dos leitos de pousadas e hotéis ocupados; na Ponta Sul, a ocupação média ficou em 90%; na Ilha Grande, a ocupação foi plena, embora a coleta de dados tenha sido prejudicada pela dificuldade de alguns operadores em responder adequadamente aos pedidos de informação do CIT. Os corredores da Ponta Leste (84%) e do Centro (79%) completaram a estatística.

— Foi mais que um feriado estendido. Na verdade foram duas semanas de intensa atividade, inclusive nos condomínios e marinas. Os efeitos positivos estão em todos os setores, o que mostra a pujança do turismo para Angra. As equipes da fundação trabalharam muito, afinal, além do serviço regular de ordenamento e fiscalização, ainda tivemos a missão de organizar as festas de Réveillon da Praia do Anil e da Vila do Abraão. Graças a Deus e ao empenho dos nossos servidores, tudo ocorreu dentro do planejado e entregamos uma boa festa para a população. Tenho certeza de que quem escolheu Angra dos Reis para passar os primeiros dias do ano se orgulhou dessa escolha. E vamos acumulando experiência para qualificarmos cada vez mais o serviço prestado aos turistas e moradores — disse Klauber Valente, presidente da Fundação de Turismo.

A TurisAngra organizou a maior festa de virada de ano do interior do Estado do Rio de Janeiro, com shows do grupo Nosso Som e de Naldo Benny para 50 mil pessoas, na Praia do Anil, e da banda de forró Raiz do Sana, na Vila do Abraão. Todos os eventos aconteceram em clima de paz e confraternização e, graças ao apoio ostensivo dos organismos de segurança, não foram registrados incidentes de violência. Também ficou a cargo da TurisAngra a organização da 38ª edição da Procissão Marítima de Ano Novo, que homenageou o empresário e diretor de TV José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que completou 80 anos em novembro.

OPERAÇÕES DE FISCALIZAÇÃO

A Gerência de Operações da TurisAngra, em parceria com a Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Angra, realizou vistorias para coibir o turismo predatório em praias durante o feriadão. No dia 31, uma equipe fez rondas na Estrada do Contorno, onde identificaram quatro pontos de churrasco nas praias da Gruta e Tanguazinho. Os grupos foram informados quantos às leis que proíbem o churrasco em praias e desmontaram as churrasqueiras sem resistência.

No sábado, 2 de janeiro, a equipe de fiscalização esteve na praia da Vila Histórica de Mambucaba, onde foram encontrados pelos agentes vários pontos de preparo de churrascos. As pessoas foram abordadas e retiraram as churrasqueiras sem resistência. No mesmo local, os agentes desmontaram três barracas de camping e três churrasqueiras, no domingo, dia 3.