Cidade ganha presépio de Natal

Cultuar abre programação de Natal com folia de Reis e orquestras

12 de dezembro de 2013
A prefeita Conceição Rabha inaugurou nesta terça-feira, 10, a decoração natalina da cidade com iluminação de praças, trevos de acesso e árvore de natal na Praia do Anil. Atendendo a pedido da prefeita, a Fundação Cultural (Cultuar) também preparou uma programação especial para animar as noites que antecedem a chegada do Natal e montou um presépio na Praça da Matriz que foi aberto a visitação no início da noite de terça-feira, dia 10, e chamou a atenção de todos pela beleza e simplicidade.

O presidente da Cultuar, Délcio José Bernardes, acompanhou a inauguração do presépio e falou sobre a sua simbologia para os cristãos.

- O Natal é uma data muito bonita e o presépio nos remete à história da simplicidade do nascimento de Jesus. É essa reflexão que queremos provocar nas pessoas que o visitam - disse Délcio.

O presépio foi montado pela equipe da Cultuar e idealizado pelo diretor da Casa Larangeiras, Marcelo Ramos. Ele pode ser visitado a qualquer hora do dia ou da noite.

A Cultuar também abriu ontem a programação cultural com a apresentação da Folia de Reis Divino Espírito Santo, na Praça da Matriz. Logo após, a banda de percussão Maestro Galloway abriu as atividades musicais no Cais de Santa Luzia e terminou na Praia do Anil. A orquestra de cordas da Orquestra Sinfônica de Angra dos Reis (Osar), formada por crianças e adolescentes, fez uma bela apresentação e encantou a todos com seus violinos.

PRESÉPIO DE NATAL

O presépio é uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus Cristo. Procura resgatar a importância e magnitude daquele momento, ao mesmo tempo, que nos lembra a forma simples e humilde em que se deu o nascimento.

A presença do Menino Deus naquele estábulo, ao lado de seus pais, tendo por testemunhas os pastores e os animais, e recebendo a visita dos Reis Magos, guiados à gruta pela estrela de Belém, mostra a grandeza e a onipotência de Deus representadas na fragilidade de uma criança.

Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Naquele ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o santo foi para a floresta de Greccio, onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal e a história do nascimento de Jesus.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

- 20/12 (sexta-feira)Local: Cais de Santa Luzia
18h - Folia Santos Reis Estrela Guia
18h30 - Coral Infanto-juvenil de Angra dos Reis
19h - Coral da Terceira Idade
19h15 - Projeto Cantata de Natal - "Encantos de Natal"
21h15 - Banda Nossa Senhora Aparecida

- 21/12 (sábado) Local: Cais de Santa Luzia
19h - Folia João Alves Filho
19h30 - Banda Nossa Senhora da Aparecida

- 22/12 (domingo) Local: Cais de Santa Luzia
18h30 - Folia Divino Esplendor
19h - Coral da Cidade de Angra dos Reis
20h - Banda Petrus

- De 10 a 22 de dezembro - Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis: Exposição de Artesanato de Artigos Natalinos