UFF recebe doação de terreno da prefeitura

Espaço permitirá a construção de um complexo universitário que poderá abrigar até 6 cursos superiores

12 de novembro de 2015
A prefeita Conceição Rabha assinou na manhã desta quinta-feira, 12, a escritura pública de doação do antigo terreno onde funcionava o Sesc, no bairro do Retiro, para a Universidade Federal Fluminense (UFF). O terreno, de 12 hectares, abrigará as novas instalações da universidade e possibilitará a ampliação da oferta de cursos superiores em Angra.

Em seu discurso, a prefeita relembrou a boa relação entre o município e a UFF, iniciada em 1992, no governo do então prefeito Neiróbis Nagae, e que dura até hoje. A iniciativa tomada no início da década de 1990 foi a primeira que garantiu a chegada de uma universidade no município e permitiu a toda uma geração a possibilidade de graduação em pedagogia por uma universidade pública de qualidade inquestionável.

– Hoje nós estamos concretizando a instalação definitiva da Universidade Federal Fluminense em um espaço próprio, dentro do nosso município. Aquela semente plantada em 1992 está gerando hoje o seu principal fruto. Com ela nós vemos uma perspectiva melhor de futuro e de oportunidades de crescimento e sustentabilidade – frisou a prefeita.

Conceição Rabha também falou sobre a importância do ato, que emocionou parte da plateia, formada por professores, alunos e ex-alunos da UFF. Segundo ela, a doação do terreno representará um dos principais legados que ela e sua equipe deixarão para a cidade.

– Nós estamos hoje consolidando o futuro da educação superior de Angra dos Reis em uma perspectiva de crescimento, o que nos deixa completamente satisfeitos – destacou.

Da assinatura do documento também participou o reitor da UFF, Sidney Luiz de Matos Mello, que chegou a dizer que não acreditava que o terreno pudesse ser realmente doado para a universidade e se disse emocionado e satisfeito com a ação do governo municipal.

– O que nós vimos aqui hoje foi a vitória da luta da sociedade de Angra. Desde 1992, quando chegamos aqui, nós almejávamos a conquista deste espaço que hoje se torna realidade. A UFF é sem dúvida uma grande conquista para qualquer cidade. Ela é uma das universidades mais interiorizadas do país, produz conhecimento e projetos de extensão. Hoje é realmente um dia de festa – afirmou.

Ainda segundo Sidney Luiz, o principal objetivo agora é construir o prédio e fazer a instalação da universidade no terreno o mais rápido possível. O reitor, contudo, não soube precisar uma data para a instalação efetiva no Retiro, mas adiantou que a UFF, em seus campus do interior, tem em média seis cursos superiores e que esta é a meta para Angra dos Reis.

Participaram também da solenidade o vice-prefeito Leandro Silva, o diretor do Instituto de Educação de Angra (IEA-UFF), professor Augusto Lima, a secretária municipal de Educação, Jane Aparecida, e o procurador-geral de Angra, Maurício Balesdent Barreira, entre outras autoridades.